SÃO LUÍS - A forte chuva registrada no início da noite deste domingo (16) causou transtornos para moradores e motoristas da Grande São Luís. Com o acúmulo de água, diversas ruas e avenidas ficaram alagadas, prejudicando o tráfego de veículos e pedestres.
Internautas enviaram ao WhatsApp do Imirante imagens dos cenários caóticos na noite deste domingo.
Entre os pontos de alagamento registrados estão os bairros Salinas do Sacavém, São Bernardo e São Cristóvão. Veja os vídeos.
Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp
Salinas do Sacavém:
São Bernardo:
Avenida Guajajaras, bairro São Cristóvão:
Continua após a publicidade..
Participação do internauta
Quer relatar aqui no Imirante a situação da sua rua ou de algum local com alagamento/enxurrada na Grande São Luís ou no interior do Estado? Faça o registro em vídeo ou foto e envie para o WhatsApp da redação.
Saiba o que fazer em caso de chuvas intensas, alagamentos e enxurradas
m caso de alagamentos, enxurradas e inundações, durante fortes chuvas, a população pode tomar algumas medidas de segurança para se proteger, como ficar atenta às informações meteorológicas e aos avisos das autoridades sobre a possibilidade de alagamentos e inundações.
Se você mora ou trabalha próximo a rios e lagos, fique atento ao nível da água, pois você poderá ficar isolado caso o nível esteja subindo.
Use rotas alternativas, é preciso se distanciar de áreas inundadas ou com enxurradas, evitando a força da água que pode arrastar pessoas e veículos. Se estiver em casa, desligue a energia elétrica e os aparelhos eletrônicos antes de sair. Se houver risco de inundação em sua casa, desligue o registro de gás e retire os móveis e objetos para locais mais altos.
Evite contato com a água, ela pode estar contaminada com bactérias, produtos químicos e até mesmo vírus como a leptospirose. Caso precise sair de casa, use roupas leves e sapatos antiderrapantes.
Procure abrigo em lugares seguros, como prédios altos, igrejas ou escolas. Porém, se estiver em um veículo durante uma enxurrada, mantenha as janelas fechadas e busque um local seguro para estacionar.
Como pedir ajuda
O número do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão é 193, este é número é utilizado em todo o estado para emergências que envolvam incêndios, resgates, salvamentos, entre outras situações que exijam a atuação dos bombeiros. Além disso, em caso de emergência médica, o número 192 é utilizado para acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Caso sejam notados sinais de desabamento, infiltração e barulhos estranhos em residências ou espaços públicos, assim como movimentação de postes ou árvores, abandone imediatamente o local e acione a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/MA), por meio dos números (98) 98421-0091 (somente via ligação) ou (98) 3212-1521.
Saiba Mais
- VÍDEO: família é resgatada de carro arrastado por enxurrada na Cohab durante forte chuva
- Alerta de baixa umidade do ar: 25 cidades do Maranhão enfrentam tempo seco
- Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
- Senado analisa projeto de Lei que propõe isenção da conta de energia aos atingidos por enchentes
- Alerta amarelo: feriado do Trabalhador ainda tem possibilidade de chuvas em São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias