PSB entra com ação contra Yglesio por desfiliação
Partido busca a justiça eleitoral pedindo perda do mandato do deputado que saiu do PSB desde janeiro de 2024 e omitiu fato a Assembleia Legislativa.
SÃO LUÍS - A direção estadual do PSB entrou com ação de perda de mandato eletivo sem razão de justa causa contra o deputado estadual Yglésio Moyses. O partido alega que o parlamentar saiu da legenda sem que a ação de pedido de desfiliação tenha tido seu julgamento concluído no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A ação, assinada pelo advogado Carlos Eduardo Gomes, diz que a justificativa para a desfiliação de Yglesio Moyses não pode ser considerada uma justa causa e alega que o motivo para ele se desfiliar do PSB é porque quer ser candidato a prefeito de São Luís.
Yglesio deixou o PSB em 22 de janeiro deste ano conforme revelado no quadro Bastidores da TV Mirante. Em março, o parlamentar chegou a se filiar no PRTB, mas deixou a sigla um dia após a sua filiação.
Se o TRE entender que não há justa causa para a desfiliação do parlamentar, ele pode perder o mandato e quem assumiria seria o suplente Edson Araújo.
Continua após a publicidade..
Mesmo não sendo mais do PSB, Yglesio Moyses vem mantendo os espaços na Assembleia Legislativa que são direcionados ao partido socialista. Ele é, por exemplo, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa por indicação do PSB.
Desfiliação
O deputado entrou com ação no TRE com pedido de desfiliação por justa causa. O processo foi julgado e por unanimidade ele recebeu a autorização, mas a direção estadual do PSB entrou com embargos de declaração que ainda não foram julgados.
Os embargos entraram em pauta nas duas últimas sessões do TRE, no entanto, teve a análise suspensa devido ao pedido de vista do juiz Rodrigo Maia.
Saiba Mais
- Braide pode impor realidade diferente da planejada por dinistas
- Para governistas, é arriscado deixar oposição grande na Assembleia
- Chapa de Iracema pronta para a escolha da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa
- Nova tentativa de atingir Josimar, Bolsonaro mexe em segmento do PL no MA
- Podemos mantém ações protelatórias com aceitação do TRE
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias