COLUNA
Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Pesquisa aponta para candidatura única do grupo governista em SL

Levantamento qualitativo foi apresentado ao governador Carlos Brandão na semana passada e mostra que seu grupo não precisa ter mais de um candidato a prefeito.

Ipolítica

Duarte Júnior caminha para ser candidato único do grupo governista (Foto: Divulgação)

A aguardada pesquisa qualitativa contratada pelo Palácio dos Leões foi apresentada. O levantamento foi encomendado para traçar as estratégias do grupo governista na disputa pela Prefeitura de São Luís e apresentado ao governador Carlos Brandão (PSB) na última sexta-feira, 15, na casa do secretário d Articulação Política, Rubens Pereira. Também estavam na reunião Duarte Júnior (PSB), Karen Barros e Ricardo Capelli. 

O primeiro ponto aguardado era sobre número de candidatos do grupo governista. Pelos dados, o candidatura de Duarte Júnior (PSB) ser única no grupo e isto será dito na próxima reunião do governador Carlos Brandão (PSB) com os presidentes de partido de sua base aliada.

E esta candidatura com uma “frente ampla de apoio” será possível porque existem outras candidaturas fora do raio palaciano que não deixará a disputa polarizada entre o prefeito Eduardo Braide (PSD) e Duarte Júnior.

No grupo governista somente resta uma dúvida: se o líder do governo Brandão na Assembleia Legislativa, Neto Evangeslista (União) será ou não candidato a prefeito de São Luís de novo. Existe uma pressão interna para que ele coloque sua candidatura na rua para ajudar com a chapa de vereador do partido.

Se ele decidir disputar, seria Neto mais um candidato governista? Muitos apostam que sim e incentivam. A aliados, Evangelista afirmou que Carlos Brandão deu garantias de que ele pode ser candidato a prefeito. Mas isto foi dito antes da pesquisa qualitativa. 

Pontos fracos e fortes

Para além de medir a questão da necessidade de candidaturas, a pesquisa mostra os pontos positivos e negativos dos candidatos apresentados. Também mediu a gestão municipal da capital destacando pontos fortes e frágeis. 

Sobre a Prefeitura, existe, por exemplo, opiniões que destacam a saúde, educação e transporte público como os pontos negativos da gestão.

Continua após a publicidade..

Já a infraestrutura é destacada como ponto positivo na administração de Eduardo Braide.

Possibilidade

Existe a possibilidade de o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (sem partido) se filiar ao Solidariedade.

Edivaldo e o deputado Othelino Neto já se reuniram na semana passada. O partido é comandado atualmente em São Luís pela irmã de Othelino, Flávia Alves.

As costuras ainda estão sendo feitas, mas ainda não há nada fechado efetivamente. 

  

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.