COLUNA
Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Aliados de Iracema Vale querem Felipe Camarão no TCE

Governador em exercício não aceita ir para a Corte de Contas; presidente da Assembleia Legislativa assumiria o governo em 2026 se Camarão aceitasse cargo.

Ipolítica

Felipe Camarão não quer a vaga do TCE (Paulo soares)

SÃO LUÍS - O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Washington Oliveira, pensou em sair um pouco antes de dezembro deste ano do cargo que ocupa. Ele se aposenta compulsoriamente no fim do ano. Mas esta antecipação não é um desejo de atores políticos que estão de olho na vaga na Corte de Contas.

E ao contrário de outras vezes, a atenção para esta cadeira de Washington Oliveira se deve a uma articulação que pode mudar os rumos das eleições de 2026 e, por isso, demanda de tempo para os diálogos acontecerem.

Pelo planejado, o governador Carlos Brandão (PSB) deixa o mandato em abril de 2026 para disputar uma das duas vagas do Senado. O vice, Felipe Camarão (PT), assumirá e naturalmente disputará a reeleição.

Continua após a publicidade..

Acontece é que há uma articulação para mudar o planos e passa pela vaga no TCE. A cadeira de Washington Oliveira foi oferecida a Camarão. Ele seria o novo conselheiro do tribunal e, em abril de 2026, assumiria o governo a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB).

Mas o vice-governador não tem qualquer interesse de ser conselheiro do TCE e, por isso, a necessidade do tempo para tentar convencer o petista de ficar com o cargo.

Claro que toda esta conversa vem da Assembleia Legislativa. Por lá, os deputados falam sobre o assunto e incentivam Iracema a articular e deixar Felipe Camarão no TCE e ela disputar a reeleição em 2026.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.