Protesto

Estudantes bloqueiam a entrada da UFMA para pedir melhorias

Os universitários reclamam de problemas de infraestrutura, segurança e transporte na UFMA.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 21/09/2023 às 10h43
Entrada do campus da UFMA no Bacanga foi bloqueada nesta manhã. (Foto: Juvêncio Martins/TV Mirante)

SÃO LUÍS – Estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizam um protesto em frente ao campus do Bacanga, na manhã desta quinta-feira (21), para pedir melhorias de infraestrutura, segurança e transporte.

O trânsito ficou complicado na região. Os universitários estão insatisfeitos como muitos pontos, entre eles, a superlotação nos ônibus que fazem linha para o campus, higiene dos banheiros, a falta de bebedouros, querem água de qualidade, melhor iluminação, também reclamam da falta de climatização nas salas de aula e do restaurante universitário.

Com cartazes e palavras de ordem, eles chamam a atenção da reitoria e do poder público para os problemas da UFMA. O Imirante.com pediu nota à assessoria da universidade e aguarda retorno.

Em nota, a Gestão Superior da UFMA apontou a “inexistência de uma pauta reivindicatória apresentada por estudantes ou entidade representativa”. Leia na íntegra: 

"A Gestão Superior da UFMA informa à comunidade em geral que está aberta, a todas as lideranças estudantis e entidades representativas dos estudantes, para discutir os problemas reivindicados.

Informa, entretanto, que em nenhum momento foi procurada, por nenhum estudante ou entidade estudantil, para o diálogo e a busca de soluções das questões apresentadas.

Também chama a atenção para o fato de que esta ação pode estar relacionada à insatisfação pelo resultado do processo de consulta pública pelo qual a UFMA passou, recentemente, cuja lista tríplice para a escolha de reitor e vice-reitor seguiu para Brasília.

Reitera, por fim, o respeito ao princípio da democracia, mas ressalta que o caminho para a democracia é o diálogo, algo que não foi procurado pelos estudantes que fazem tal reivindicação".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.