SÃO LUÍS - Desde a semana passada, quando ainda persistia a greve dos rodoviários, uma informação chamou atenção: um recurso federal disponível para renovação da frota do sistema de transporte público nas cidades brasileiras.
Por meio do programa Refrota, a iniciativa privada e também o poder público podem financiar a compra de novos veículos. A existência de tal programa foi levada ao público pelo deputado federal Duarte Júnior (PSB), que foi até a Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana para saber qual o montante de verba disponível.
Segundo informou nas redes sociais o parlamentar, são R$ 4 bilhões disponíveis para as prefeituras e também iniciativa privada onde o serviço público de transporte é cedido a empresas privadas.
Mas com tanto recurso, fica a dúvida de por qual motivo a Prefeitura de São Luís não buscou tais recursos diante da crise e caos que vive o sistema de transporte na capital?
Continua após a publicidade..
Ao Imirante, a Prefeitura de São Luís se manifestou sobre a busca de investimentos para a área da mobilidade urbana. Em nota, a gestão de Eduardo Braide (PSD) diz que o prefeito tem atuado como membro da Frente Nacional dos Prefeitos para viabilizar investimentos no sistema de transporte público da capital.
Ainda segundo a nota, a entidade tem tratado diretamente com o governo federal sobre o apoio ao sistema público de transporte no Brasil.
Pelo visto, não é por falta de recurso que o sistema público não pode melhorar e trazer um padrão de cidadania melhor para os usuários, que representa cerca de 70% da população.
Saiba Mais
- São Luís de problemas, e prefeito e governador brigam por Carnaval na Beira-Mar
- Mobilidade urbana, construção de presídios e débitos com a Caema foram pauta de encontro de Braide com Brandão
- Espaço para ciclistas praticar esportes e trabalhadores sem ciclovias
- Legislação eleitoral e ausências de candidatos dificultam cenário para vereadores
- Fufuca é alvo de preconceitos na mídia nacional
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias