COROATÁ – Conscientizar os trabalhadores sobre os riscos de um estilo de vida não saudável e sobre a importância do uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) no ambiente de trabalho são alguns dos objetivos da Blitz SESI de Saúde e Segurança. A equipe técnica do Serviço Social da Indústria (SESI-MA) está esta semana em Coroatá cuidando da saúde dos industriários de cinco micro e pequenas empresas. Mais de 100 pessoas serão beneficiadas na ação.
A iniciativa visa promover medicina preventiva aos trabalhadores com foco em estimular uma mudança de hábito para uma vida saudável, considerando, principalmente, a alimentação e a prática de atividade física dos trabalhadores das indústrias maranhenses.
“Nessas visitas às empresas, nós identificamos diversos fatores de risco para a saúde dos trabalhadores, como nível de pressão arterial elevado, glicemia alterada, colaboradores com sobrepeso e alguns em nível de obesidade, que são fatores associados a doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, entre outras”, explicou Deliane Mendes, supervisora de Promoção da Saúde do SESI, em Caxias.
A proposta do SESI é oferecer ações de saúde a esses colaboradores, a exemplo de exames clínicos, consultas médicas, orientação nutricional e atividade física, alinhados aos diagnósticos médicos. “Após a visita, um relatório é devolvido para a empresa contendo o estado geral dos trabalhadores e orientações para minimizar os riscos com a saúde dos colaboradores”. Serviços como atividade físicas, PCMSO, exames periódicos, ginástica laboral, entre outros, são algumas das ferramentas que podem contribuir para esse objetivo.
Continua após a publicidade..
Francisco Damasceno trabalha na Cerâmica Maçaranduba, em Coroatá, entregando os tijolos que são fabricados aos compradores na cidade e municípios vizinhos. Ele sabe da importância do uso do EPI para sua proteção na indústria e ganhou na Blitz do SESI um protetor auricular para minimizar os ruídos próprios da atividade ceramista, além de um squeeze para manter-se hidratado durante o horário de trabalho e uma máscara de proteção.
“A gente agradece muito a empresa pelos benefícios que fornece pra gente, sempre cuidando da nossa segurança. É muito importante sempre se cuidar, manter a higiene pessoal em primeiro lugar, e sempre usar EPI para se prevenir de qualquer acidente”, disse o entregador, que trabalha há 8 meses na empresa.
Em Coroatá, o SESI levou a Blitz para duas cerâmicas, duas panificadoras e para os Correios. A proprietária da Panificadora do Federal, Gilcilene dos Santos Silva, agradeceu a oportunidade de manter sua equipe de sete colaboradores mais saudável. “Eu acho muito importante essa ação do SESI, porque sem a saúde eles não podem nem trabalhar. É essencial a saúde para o trabalho”.
O gerente do SESI, em Caxias, Adilson Sousa, destacou a capilaridade da entidade do Sistema FIEMA para atender as indústrias do Maranhão. “O SESI trabalha em rede e consegue levar a Blitz de Saúde e de Segurança e outros projetos para os mais diversos municípios do Maranhão, dando esse apoio às indústrias de diferentes segmentos”.
Saiba Mais
- Carlos Brandão atende reivindicação da FIEMA e CIEMA em prol do setor de leite e derivados
- Brasil precisa qualificar 14 milhões de profissionais até 2027, segundo SENAI
- Oktoberfest 2024: um encontro para apreciar as cervejas artesanais produzidas no Maranhão
- FIEMA e CIEMA comemoram aprovação de política estadual de trânsito ferroviário no Maranhão
- Conecta Sindicatos: Tocantina exporta US$ 1,5 bilhão e inova
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias