Ação Especial Setorial

Fiema, Sesi e Senai participam das Reuniões Técnicas de Orientação para a indústria de panificação

Realizadas na Superintendência Regional do Trabalho, as reuniões buscam conferir maior segurança no uso de máquinas e regularização dos empreendimentos no setor.

Publipost / Fiema

Atualizada em 01/11/2022 às 11h55
O Senai-MA realizará o diagnóstico das empresas, a formação e capacitação profissional,explicou o consultor de eficiência energética do Senai-MA, Igor Queiroz. (Foto: Divulgação / Fiema)

SÃO LUÍS – Fiema, Sesi e Senai, participaram da segunda fase da “Ação Especial Setorial no Segmento da Panificação”, nos dias 24, 25 e 26 de outubro, no Auditório da Superintendência Regional do Trabalho (SRTb-MA), que são as Reuniões Técnicas de Orientação e Apresentação de Documentos envolvendo cerca de 170 (cento e setenta) estabelecimentos sediados na Região Metropolitana da Capital e municípios próximos. 

O projeto é resultado da parceria entre as entidades do Sistema Fiema, a SRTb-MA, o Sebrae-MA, Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de São Luís (Sindipan)  e Imperatriz (Sinpamcimp), o Sebrae-MA, o Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão (CRC -MA), a superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária do Município (SVES/Semus), e quer reduzir a informalidade nas padarias instaladas no Maranhão, tornar o ambiente de trabalho mais seguro contra acidentes e adequar a Classificação Nacional de Atividades Econômica (CNAE) das empresas para industrial. 

“Este é um importante trabalho que foi feito em parceria com as instituições capitaneadas pela Superintendência Regional do Trabalho que vai beneficiar todo o setor de panificação. E nós da Fiema, oferecemos o Núcleo de Acesso a Crédito (NAC) para que essas empresas busquem orientações quanto ao financiamento de máquinas, equipamentos, capital de giro e ampliação das instalações”, diz o assessor técnico da Fiema, José Aboud. 

O assessor técnico da FIEMA, José Aboud ofereceu o Núcleo de Acesso a Crédito (NAC) para que as empresas busquem orientações quanto ao financiamento de máquinas e equipamentos. (Foto: Divulgação / Fiema)

O Superintendente Regional do Trabalho no Maranhão, Álvaro Melo Veloso, considera o momento importante para o desenvolvimento da panificação no estado. “São três dias de reunião dedicados ao segmento da panificação que busca formalizar e fornecer apoio para a regularização das inconsistências e das fragilidades apresentadas pela categoria”. 

“Essa é uma oportunidade muito boa para todos os panificadores para que consigamos ser mais competitivos e sustentáveis”, declarou a presidente do Sindipan-MA, Francina Rosa Andrade.

Continua após a publicidade..

O Superintendente Regional do Trabalho no Maranhão, Álvaro Melo Veloso, considera o momento importante para o desenvolvimento da panificação no Estado. (Foto: Divulgação / Fiema)

O Sesi-MA atua no projeto oferecendo os serviços em saúde e segurança do trabalho e promoção da saúde. “Vamos levar para a indústria de panificação, soluções a priori, com a documentação básica em saúde e segurança, com o objetivo de promover a melhoria das condições de trabalho e outros aspectos de higiene ambiental, além dos demais serviços que nós temos para oferecer”, disse o engenheiro de segurança do trabalho do Sesi-MA, Sergio chaves. 

O Senai-MA realizará o diagnóstico das empresas, a formação e capacitação profissional levando uma perspectiva diferenciada no desenvolvimento de novas tecnologias. “Senai está aqui para justamente dar toda essa consultoria para os empresários dessa área facilitando essa parceria em busca da eficiência energética na adequação das instalações dos empreendimentos e de segurança dos equipamentos”, explicou o consultor de eficiência energética do Senai-MA, Igor Queiroz. 

O engenheiro de segurança do trabalho do SESI-MA, Sergio chaves falou dos os serviços em saúde e segurança do trabalho e promoção da saúde ofertados pelo Sesi-MA. (Foto: Divulgação / Fiema)

A proprietária da padaria Chokito variedades no bairro do Maiobão, em Paço do Lumiar, Maria Dalva da Costa, acredita que o projeto só tem a beneficiar a indústria de panificação. “Participar desse projeto nos dá o respaldo como panificador e para os funcionários porque passamos a ter mais conhecimento da atuação do segmento e isso faz com que a empresa cresça dentro da legalidade”, afirma. 

Para o supervisor de segurança na área da indústria do Grupo Mateus, Adonai Freitas, essa é uma oportunidade para atualizações no setor. “Já possuímos uma grande parceria com o Senai e o Sesi em capacitações e esse é um espaço para dialogarmos sobre como empreender de forma segura e eficiente e levarmos mais informações para os nossos colaboradores do chão de fábrica”. 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.