SÃO LUÍS - Em celebração aos 42 anos da Alumar e 26 anos do seu Parque Ambiental, o Consórcio de Alumínio do Maranhão brindou as datas especiais com uma programação de eventos diversificados. O Parque reabre para visitas e volta a oferecer um espaço para pesquisas, atividades lúdicas, encontros, trilhas, palestras, além de workshops de educação ambiental, oferecendo um importante espaço de contato com a natureza, para colaboradores, familiares e toda a comunidade.
Para a gerente de Relações Institucionais, Dulcimar Soares, “este espaço natural, que completa seus 26 anos, tem significado fundamental: além de ser o maior parque natural do Brasil dentro de uma fábrica, o retorno das atividades vem acompanhado de novidades, como uma nova marca, mais moderna e que remete à preservação de nossa fauna e flora, além de mais atividades de educação ambiental”, disse.
Segundo o diretor da Alumar, Helder Teixeira, a tradição da Alumar no tocante à preservação do meio ambiente, nos rendeu os maiores prêmios mundiais ligados às causas ambientais. “Tudo isso tem um significado maior, ao lembrarmos do primeiro ato de instalação da fábrica, há 42 anos, que teve como pedra fundamental a plantação de um Ipê, cujo valor simbólico de defesa do meio ambiente nos conduz até hoje”.
Celebração
Outros eventos marcaram a celebração de aniversário da Alumar e do Parque Ambiental. Na portaria da fábrica, ocorreu a tradicional "Feirinha da Gente", uma iniciativa da Alumar com os produtores locais de 10 comunidades vizinhas à fábrica.
Continua após a publicidade..
Após um período sem acontecer por conta da pandemia, a Ferinha ofereceu ao público café da manhã, mel, juçara, artesanatos, produtos hortifrutigranjeiros, mudas de plantas e outros produtos. Ainda aconteceu uma apresentação especial da dança portuguesa Encanto de Portugal, da comunidade da Estiva e o Festival de Talentos OneAlumar, que deu espaço aos colaboradores mostrarem seus talentos nas categorias fotografia, poesia e música.
Sobre a Alumar
O Consórcio de Alumínio do Maranhão - Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.
O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.
Saiba Mais
- Diversidade mantém Alumar como indústria modelo
- Mulheres LGBT, desafios e conquistas: conheça a trajetória de Sarah Assis
- Eli Sousa, homem trans, fala sobre desafios e trajetória profissional na Alumar
- Alumar aposta em diversidade e inclusão de pessoas LGBTQIA+ em sua política de oportunidades iguais de emprego
- Consórcio Alumar anuncia abertura de vagas para pessoas com deficiência
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias