SÃO LUÍS - Além de ser um espaço de fortalecimento da cultura local, da agricultura familiar, da economia e um importante ponto de lazer para ludovicense e turistas, a Feirinha São Luís é também um espaço de educação ambiental. A partir de agora, a Feirinha, que ocorre todos os domingos na Praça Benedito Leite, contará com unidades de coleta para que feirantes e frequentadores possam fazer o descarte ambientalmente adequado do óleo de cozinha usado, que seguirá para a reciclagem.
A iniciativa faz parte da Campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza, desenvolvida pela Prefeitura de São Luís e coordenada pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana no local.
Cada unidade coletora é composta por uma bombona com capacidade de recebimento de até 200 litros de óleo. Todos os domingos as bombonas estarão disponíveis na Feirinha São Luís para o recebimento do óleo de cozinha utilizado pelos feirantes no preparo dos alimentos. Os frequentadores da Feirinha também poderão usar as bombonas para o descarte do óleo de cozinha utilizado em casa.
Os 15 Ecopontos, já em funcionamento em São Luís, também recebem o óleo de cozinha usado. Cada cidadão pode fazer a entrega diária de até 6 litros de óleo. O óleo que agora será coletado na Feirinha São Luís, assim como o dos Ecopontos, será encaminhado para associações que trabalham na reciclagem do produto, que pode ser usado na produção de produtos de higiene pessoal e limpeza como detergentes, lava-louças e sabonetes.
A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, informou que a Feirinha São Luís é um importante espaço de mobilização social por causa do grande público. "Por isso, é importante o desenvolvimento das ações da Campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza. Uma das metas da campanha para 2019, iniciativa do prefeito Edivaldo, é ampliar a presença do Cidadão Limpeza pela cidade, para que ele tenha contato com o maior número possível de cidadãos, levando dicas de sustentabilidade, preservação ambiental e de cuidados com a limpeza urbana. A Feirinha São Luís é um espaço qualificado para esta ação", disse.
Conscientização
No primeiro domingo em que as bombonas foram instaladas, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana realizou uma ação de sensibilização com os feirantes da Feirinha São Luís. O Cidadão Limpeza Cidade Beleza e as equipes de educação ambiental do Comitê visitaram todas as bancas, informando sobre a importância do descarte ambientalmente adequado do óleo de cozinha usado. "Não se trata apenas de uma iniciativa de preservação ambiental, mas também de uma forma de fortalecer as entidades de catadores, para onde o óleo de cozinha é encaminhado para que seja reciclado", afirmou Carolina Moraes Estrela.
Continua após a publicidade..
Além da instalação das bombonas, desde o início de 2019 o Cidadão Limpeza Cidade Beleza vai à Feirinha São Luís conversar com os feirantes e frequentadores sobre a importância de manter o local e a cidade limpa. Em sua intervenção no palco, o Cidadão Limpeza fala sobre descarte ambientalmente adequado dos resíduos sólidos, coleta seletiva, reciclagem e incentiva o uso dos Ecopontos, além de dar dicas de atitudes sustentáveis que podem ser adotadas pelos frequentadores durante sua permanência na Feirinha e no dia a dia.
Assim como a Feirinha São Luís, a Campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza também é uma iniciativa que tem o objetivo conscientizar a população para o descarte ambientalmente adequado de resíduos sólidos. Ao levar a ação para a Feirinha, a Prefeitura amplia o alcance da campanha, uma vez que pelo local passam milhares de pessoas todos os domingos interessadas em adquirir produtos da agricultura familiar, do artesanato e ainda saborear pratos da culinária local e se divertir com a programação cultural.
Saiba mais
Os prejuízos do descarte incorreto do óleo de cozinha:
Bastam 50 mg de óleo de cozinha para poluir mais de 25 mil litros de água, por isso, ele não deve ser descartado no ralo da pia da cozinha, pois além dos riscos de poluição, o óleo de cozinha provoca o entupimento dos encanamentos. Descartando o óleo indevidamente, você não só prejudica a estrutura do seu encanamento como também pode causar o refluxo do esgoto para outras residências.
Então, o que fazer com o óleo de cozinha?
Em casa:
Após utilizar o óleo de cozinha para alguma fritura, deixe-o esfriar. Em seguida armazene em uma garrafa PET. Após isto o óleo pode ser depositado em uma das bombonas disponíveis na Feirinha São Luís. Se preferir, vá ao Ecoponto mais próximo. Eles também têm bombonas para o descarte correto do óleo de cozinha. Nos Ecopontos é possível fazer a entrega de até 6 litros de óleo de cozinha por dia. Importante: adote a garrafa PET para fazer o descarte do óleo, pois após o primeiro uso ela se torna inservível para a reciclagem.
Comerciantes da Feirinha São Luís:
Após o encerramento das atividades, pegue o óleo já frio e deposite em uma das bombonas. Não há limite máximo para o descarte.
Saiba Mais
- Marinha: fragmentos de óleo chegaram a praia do Espírito Santo
- Força-tarefa retira manchas de óleo em pontos do litoral do MA
- Quatro mil toneladas de óleo já foram retiradas das praias nordestinas
- Veja orientações sobre riscos do contato com manchas de óleo em praias
- Óleo no mar: pesca de camarão e lagosta é proibida no Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias