SÃO LUÍS - Sentença assinada pelo juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, condena a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) a promover a construção da segunda etapa do sistema de tratamento da rede coletora de esgotos sanitários do bairro Cidade Operária. O prazo para cumprimento da determinação é de três anos, contados da intimação da sentença.
A Caema tem seis meses para apresentar o cronograma de cumprimento da sentença. A multa diária para o descumprimento de qualquer das determinações é de mil reais. No documento, Douglas de Melo condena, ainda, a empresa ao pagamento de indenização de R$ 150 mil a título de indenização pelos danos causados ao meio ambiente.
Continua após a publicidade..
A sentença judicial atende à Ação Civil Pública de autoria do Ministério Público do Estado do Maranhão em desfavor da Caema em função dos danos causados pelo lançamento de dejetos humanos no solo e em rios que "estão sofrendo com a degradação da qualidade ambiental na área prejudicada".
Citando os Artigos 2º e 29, § 1º, II da Lei 11.445/2007, o juiz ressalta a universalização do acesso a serviços de saneamento básico e a ampliação do serviço aos cidadãos e localidades de baixa renda estabelecidos na legislação. O direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, as diretrizes de preservação e proteção dos recursos naturais e a definição de meio ambiente, como bem de uso comum da sociedade humana previstos na Constituição Federal de 1988, também, são destacados pelo magistrado.
Saiba Mais
- Presidente da Caema fala sobre as ações da companhia no MA
- Braide ataca a Caema em novo capítulo da disputa com Brandão
- Brandão diz que governo reduziu em 86% dívida bilionária da Caema
- Abastecimento de água em Imperatriz será suspenso nesta sexta-feira (12)
- TJ mantém decisão que proíbe Caema de cortar água da Prefeitura de SL
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias