SÃO LUÍS – Durante esta sexta-feira (6), a agência do Sine (Sistema Nacional de Emprego) em São Luís promove o Dia da Integração Social e Profissional, também chamado Dia D, que consiste em ações voltadas para a disponibilização de vagas de emprego para pessoas com deficiência e trabalhadores reabilitados. O evento, que teve início às 8h, estende-se até as 17h na agência central do Sine, localizada na Rua da Paz, Centro da capital maranhense.
Outras edições do Dia D já foram realizadas nos meses de maio e novembro do ano passado, mas, segundo a coordenadora da agência do Sine em São Luís, Honorata Azevedo, o evento de hoje será mais amplo do que os anteriores devido à quantidade maior de parceiros. Entre os órgãos que participam das ações, está o INSS, que vai tirar dúvidas sobre a integração de beneficiários reabilitados ao mercado de trabalho, e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), que estará presente para fazer inscrições para cursos de qualificação por meio do Pronatec.
Além de contar com mais instituições parceiras, o Dia da Integração é realizado, pela primeira vez, em cidades do interior do Maranhão. O evento ocorre paralelamente nos municípios de Codó, Caxias, Estreito e Balsas. “Nesta ação, contando com vários órgãos agregados a nós, a gente espera atender mais de 500 pessoas”, destaca a coordenadora do Sine na capital, que também ressalta como estratégia principal unir empresas e trabalhadores portadores de deficiência em um só local.
Resistência de empresas
O último Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que, em 2010, já havia cerca de 1,5 milhão de pessoas com algum tipo de deficiência no Maranhão. Somente na capital, esse número se aproximava de 250 mil. Apesar de muitas dessas pessoas serem consideradas aptas ao trabalho e de os empregadores estarem mais conscientes sobre sua responsabilidade na inclusão desse tipo de mão de obra, ainda há uma certa resistência por parte das empresas em integrar portadores de deficiência a seus quadros de funcionários.
Questionada sobre as possíveis razões para essa resistência, Honorata Azevedo especula que o preconceito e a falta de conhecimento sobre a adaptação das pessoas com deficiência são responsáveis por isso. “A gente ainda encontra essa grande resistência por conta de pessoas que acham que não vão poder se comunicar com eles”, diz. Segundo a coordenadora do Sine em São Luís, além da adaptação de funcionários com esse perfil, os empregadores também têm bloqueio quanto à atribuição de funções adequadas dentro de seu quadro de empregados.
Fiscalização
De acordo com a Lei Federal nº 8.213/91 (Lei de Cotas), empresas com mais de 100 funcionários devem incluir pessoas com deficiência (PcD) ou beneficiários reabilitados no seu quadro de efetivos. O órgão responsável pela fiscalização do cumprimento dessa lei é a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. As empresas em situação irregular são autuadas e costumam procurar o Sine para que profissionais com deficiência sejam encaminhados ao seu quadro de funcionários.
Vagas disponíveis no Dia D
Assistente Administrativo
Assistente Social
Auxiliar de Apontamento de Obra
Auxiliar de Departamento Pessoal
Auxiliar de Escritório
Auxiliar de Limpeza
Cobrador de Transporte Coletivo
Empacotador
Enfermeiro
Continua após a publicidade..
Ferramenteiro
Fisioterapeuta
Maqueiro
Motorista de Ônibus Urbano
Operador de Caixa
Pedreiro
Porteiro
Psicólogo
Recepcionista
Repositor de Mercadorias
Técnico em Enfermagem
Técnico em Nutrição
Técnico em Segurança do Trabalho
Terapeuta Ocupacional
Vendedor
Vendedor Interno
Zelador
Saiba Mais
- Comissão aprova padronização de calçadas para circulação de deficientes
- Em vigor desde o início do ano, Lei Brasileira de Inclusão já recebe críticas
- Mercado está cada vez mais aberto para pessoas com deficiência, diz Senai
- Aposentadoria para deficientes deve entrar na pauta na próxima semana
- MP quer garantir acessibilidade a portadores de deficiência
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias