MARANHÃO - O Maranhão recebeu o primeiro lote de 188 mil doses da vacina Influenza (gripe) para a estratégia de vacinação. As doses serão distribuídas para as 19 Unidades Regionais de Saúde do Maranhão. O estado possui 1.908 salas de vacinação, sendo cinco delas sob a gestão da rede estadual de saúde. A estratégia de vacinação se inicia em abril.
A estratégia terá como foco os grupos prioritários estabelecidos pelo Calendário Nacional de Vacinação, incluindo crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos acima de 60 anos, bem como: trabalhadores da saúde; quilombolas; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; trabalhadores dos Correios; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
O esquema vacinal será diferenciado por faixa etária, como crianças entre 6 meses e 8 anos que nunca foram vacinadas contra influenza receberão duas doses com intervalo de 30 dias, enquanto as demais idades receberão dose única anual. A SES ressalta que mesmo quem já tomou a vacina em anos anteriores precisa se imunizar novamente, pois o vírus sofre mutações e a proteção precisa ser renovada.
Saiba Mais
- Vacinação contra gripe em São Luís: quem pode tomar, onde e quais horários
- Casos de SRAG aumentam em crianças com a volta às aulas, diz Fiocruz
- Casos de infecção respiratória graves apresentam alta no MA e 9 Estados
- Fiocruz: segue alta a mortalidade por vírus respiratório em crianças
- Gripe: vacinar a grávida também protege o bebê
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias