TROCA

Deputado Claudio Cunha é denunciado por corrupção ativa

Segundo o MPMA, Cunha teria oferecido cargos públicos a vereadores em troca de apoio político para aprovação de um concurso público em Apicum-Açu.

Ipolítica

Deputado estadual Claudio Cunha
Deputado estadual Claudio Cunha (Reprodução)

MARANHÃO - O Ministério Público do Estado do Maranhão (MP-MA) apresentou uma denúncia formal contra o atual deputado estadual e ex-prefeito de Apicum-Açu, Claudio Cunha, por crime de corrupção ativa. A acusação, registrada na Vara Única da Comarca de Bacuri, ainda em fevereiro, aponta que o ex-gestor teria oferecido cargos públicos a vereadores em troca de apoio político para aprovação de um concurso público no município.

A investigação teve origem no Procedimento Investigatório Criminal, que analisou irregularidades no Edital nº 001/2016 do concurso municipal. Segundo depoimentos colhidos pelo MP, Claudio Cunha teria procurado vereadores e oferecido vagas no certame em troca de votos favoráveis à sua realização.

Depoimentos confirmam denúncias

Entre as testemunhas ouvidas, o ex-vereador Luis Carlos Passinho Rabelo relatou que foi procurado pelo então prefeito em seu sítio particular, onde recebeu a proposta de uma vaga para guarda municipal em troca do voto. Já Emanuel Jorge de Jesus Costa, também ex-vereador, afirmou que Claudio Cunha ofereceu uma vaga de auxiliar de serviços gerais para sua esposa em troca do apoio político. Outros ex-vereadores, Audenilson Costa Reis e Dorival Rabelo Costa, também confirmaram a existência das tratativas ilícitas.

De acordo com o MP, o crime de corrupção ativa já se configura no momento em que há a oferta de vantagem indevida, independentemente de a proposta ter sido aceita ou concretizada.

Acordo de Não Persecução Penal

Com base nas novas diretrizes do Processo Penal Brasileiro, o Ministério Público propôs um Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) ao ex-prefeito, estipulando o pagamento de R$ 50.000,00 como forma de reparação. O valor deveria ser quitado à vista, no prazo de 30 dias, e destinado ao Instituto Maranhão Sustentável. No entanto, até o momento, não há comprovação do cumprimento dessa obrigação.

Continua após a publicidade..

Diante da situação, o MP requer que a denúncia seja recebida pela Justiça, notificando-se o acusado para apresentar defesa no prazo de dez dias. Além disso, solicita a designação de audiência de instrução e julgamento, com a devida intimação das testemunhas listadas no processo.

Caso condenado, o ex-prefeito pode enfrentar as penalidades previstas no artigo 333 do Código Penal, que trata da corrupção ativa. O caso agora aguarda decisão judicial.

MAIS SOBRE O DEPUTADO

No final de novembro de 2024, o deputado estadual Cláudio Cunha ganhou repercussão após se referir ao caso de estupro de uma artista de circo como “sensacionalismo”. A declaração gerou críticas por envolver brutalidade sofrida por uma jovem artista em Central do Maranhão e comoveu o Estado pela gravidade do crime. 

Em um vídeo divulgado em suas próprias redes sociais, Cunha disse que “Muito sensacionalismo no caso da artista de palco de circo, Camila Gomes”. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.