Meteorologia

Boletim Climático prevê chuvas acima da média para o norte do Maranhão em 2025

São Luís é a capital com maior volume de chuva esperado para o trimestre.

Imirante, com informações do NUGEO/Uema

Atualizada em 08/03/2025 às 10h35

MARANHÃO - O Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) divulgou o Boletim Climático para os meses de março a maio de 2025, com previsões para a região Nordeste do Brasil. Segundo os dados, São Luís é a capital com maior volume de chuva esperado para o trimestre.

A região Norte do Maranhão e o extremo Noroeste do Piauí devem registrar chuvas acima da média histórica no período de março a maio, sendo crucial para a região, contribuindo com mais de 50% da precipitação média anual em áreas que se estendem do norte do Maranhão ao centro-oeste do Rio Grande do Norte e noroeste da Paraíba.

Previsão climática para o trimestre MAM/2025 para a Região Nordeste do Brasil (NEB). (Elaboração do mapa: NUGEO/UEMA/MA).
Previsão climática para o trimestre MAM/2025 para a Região Nordeste do Brasil (NEB). (Elaboração do mapa: NUGEO/UEMA/MA).

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os maiores volumes de chuva no trimestre são esperados nas capitais Fortaleza (CE), com 950,9 mm, e São Luís (MA), com 1.192,2 mm. Já para áreas que vão do centro do Maranhão e Piauí até o Recôncavo Baiano, incluindo Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, as precipitações devem ficar dentro da faixa normal. Em contrapartida, partes da Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco podem enfrentar chuvas abaixo da média.

Contribuição percentual do trimestre MAM na precipitação média anual para a Região Nordeste do Brasil. (Fonte: Climatologia INMET - 1991 a 2020).
Contribuição percentual do trimestre MAM na precipitação média anual para a Região Nordeste do Brasil. (Fonte: Climatologia INMET - 1991 a 2020).

Histórico de chuvas e áreas críticas

Continua após a publicidade..

Historicamente, os maiores acumulados de chuva no trimestre ocorrem no noroeste do Maranhão, com registros que podem ultrapassar 1.200 mm. Por outro lado, as regiões semiáridas da Bahia, como Irecê e Carinhanha, tendem a registrar os menores índices pluviométricos. Capitais como Fortaleza e São Luís devem manter chuvas acima dos 900 mm, enquanto cidades do semiárido, como Pão de Açúcar (AL) e Piranhas (AL), podem enfrentar temperaturas máximas de até 34°C.

Temperaturas acima da média

A previsão climática também indica que as temperaturas no Nordeste ficarão acima da média histórica durante o trimestre. No interior da Bahia, do Piauí e de Pernambuco, os termômetros podem alcançar até 34°C. As condições oceânicas e atmosféricas globais sugerem que o fenômeno La Niña, caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico, pode influenciar o clima da região. Além disso, há uma probabilidade de 50% a 64% de que o fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS) se estabeleça entre março e maio de 2025, o que pode impactar diretamente os padrões de chuva e temperatura no Nordeste.

Clique AQUI para ter acesso ao boletim na íntegra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.