MARANHÃO - Dezembro é um mês de aumento natural do calor no Brasil pela proximidade do solstício de verão, que este ano ocorre às 6h21 do dia 21, hora de Brasília.
Segundo o site ClimaTempo, o décimo segundo mês ainda será marcado por temperaturas acima da média, principalmente, no Maranhão, Piauí e oeste do Ceará.
Em dezembro de 2023 choveu abaixo do normal em quase todo o Brasil e o calor foi excessivo. Para dezembro de 2024 espera-se mais chuva do que em dezembro de 2023 e temperaturas mais próximas da normalidade, sem calor extremo.
Continua após a publicidade..
As chuvas começam a aumentar, principalmente, no sul do Maranhão e do Piauí, no interior de Pernambuco e na Bahia. O destaque é para a atuação de corredores de umidade mais posicionados para norte da sua posição climatológica que favorecem a ocorrência de chuvas acima da média em grande parte do Nordeste.
Em dezembro, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ainda não estará presente no litoral norte do Nordeste. A partir da segunda quinzena de janeiro esse sistema começa a se deslocar para a região favorecendo chuvas frequentes.
Grandes diferenças com dezembro de 2023: em dezembro de 2024, o calor não será tão intenso no Nordeste, e as chuvas serão mais frequentes, aponta a meteorologia.
Saiba Mais
- VÍDEO: parte do forro do Centro de Saúde do Barreto cai durante chuva em São Luís
- Defesa Civil prevê chuva forte até segunda-feira em Santa Catarina
- Condições para chuva aumentam; grande parte do Maranhão recebe alerta amarelo
- São Luís tem diversos semáforos apagados nesta quinta-feira após chuva
- VÍDEO: forte ventania causa estragos no Terminal Rodoviário de Dom Pedro do Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias