Concurso

O Quilo é Nosso: concurso valoriza modelo de negócio genuinamente brasileiro

Com o tema “É comer, gostar e votar”, a edição deste ano ocorrerá entre os dias 17 e 27 de setembro.

Imirante.com

No Maranhão haverá a participação de 10 restaurantes a quilo que irão colocar ou fazer uma receita de seu buffê para participar efetivamente do Concurso. (Foto: reprodução)

MARANHÃO - Em 2024, o concurso que elege o melhor restaurante a quilo do Brasil será especial. A Abrasel, em parceria com o Mundo Mesa, lança a 8ª edição do “O Quilo é Nosso” em comemoração aos 40 anos da comida a quilo, um dos principais modelos de alimentação dos brasileiros.

Com o tema “É comer, gostar e votar”, a edição deste ano ocorrerá entre os dias 17 e 27 de setembro e terá o patrocínio nacional da Coca-Cola Brasil, da Friboi, do Picpay, da Pluxee e da Seara. No Maranhão, a edição conta com o patrocínio da Coca Cola, apoio Tramontina Norte S/A, apoio solidário ao Instituto Antônio Brunno.

Seguindo a tradição dos últimos anos, o concurso contará com três etapas:

Etapa regional:

Os estabelecimentos inscritos serão avaliados pelo público e por um júri técnico local que selecionará os melhores restaurantes a quilo de cada região. Serão avaliados, além do prato criado ou escolhido pelo participante, outros critérios como atendimento e higiene do local, por exemplo.

Etapa estadual

Os vencedores de cada região avançarão para a etapa estadual, e serão avaliados por um júri-técnico especializado, que escolherá os melhores de cada estado que irão participar da final nacional do concurso.

Grande final:

Os restaurantes escolhidos na etapa estadual competirão na grande final nacional, e serão premiados durante o evento Mesa São Paulo, um júri composto por chefs e especialistas em gastronomia elegerá o Melhor Restaurante a Quilo do Brasil.

O legado da comida a quilo no mundo

O modelo de restaurante com comida a quilo é uma invenção genuinamente brasileira e, mais especificamente, mineira. Há quatro décadas, em 1984, o chef e empresário Fred Mata Machado inaugurou o primeiro estabelecimento de comida a quilo, o "Isto e Aquilo", localizado em Belo Horizonte (MG).

A ideia do modelo de negócio surgiu a partir da percepção de Fred em relação a diminuição da presença das empregadas domésticas nos lares belo-horizontinos. Com isso, cada vez mais pessoas escolhiam almoçar nos restaurantes da capital.

Continua após a publicidade..

Para atender a demanda por comida caseira, Fred contratou cozinheiras que preparavam receitas tradicionais de Minas Gerais, e os clientes tinham a opção de montar as suas refeições em marmitas descartáveis.

Com o tempo, o chef percebeu uma oportunidade de criar a alternativa dos clientes comerem em seu restaurante, ao invés de apenas comprarem a comida para levar, expandindo o negócio. Embora a primeira unidade tenha encerrado as atividades em 1987, ainda existem duas unidades do restaurante em Belo Horizonte até os dias de hoje.

Histórico de campeões do concurso

No ano passado, o título de melhor comida a quilo do Brasil foi para o restaurante Kurytyba, localizado na capital do Paraná, que conquistou o público com o prato baião de dois paranaense. O concurso também já elegeu campeões em outros quatro estados:

2017 – Manaus (AM), com o restaurante Mercato Brazil Manauara; 2018 – Manaus (AM), com o restaurante Gaúcho’s Gourmet;

2019 – Fortaleza (CE), com o restaurante Verdelima; 2020 – Curitiba (PR), com o restaurante Tomilho;

2021 – Franca (SP), com o restaurante Arroz com Feijão. 2022 – Belo Horizonte (MG), com o restaurante Beggiato. 2023 – Curitiba (PR), com o restaurante Kurytyba.

Concurso O quilo é nosso no Maranhão

No Maranhão haverá a participação de 10 restaurantes a quilo que irão colocar ou fazer uma receita de seu buffê para participar efetivamente do Concurso e mostrar a culinária da gastronomia a quilo ao Brasil.

Apoio Solidário: Instituto Antônio Brunno

A Abrasel Maranhão além de positivar o Concurso O quilo é nosso em nosso estado em 2024 irá apoiar solidariamente o Instituto Antônio Brunno (Casa de apoio à pessoas com câncer), onde iremos, juntamente com os estabelecimentos participantes, disponibilizar urnas de recolhimento de notas fiscais em cada estabelecimento participante para no fim da primeira etapa serem recolhidas e entregues ao Instituto Antônio Brunno.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.