Operação

Polícia Federal apreende material de campanha em Imperatriz

Polícia Federal apreende material de campanha e detém suspeitos de crimes eleitorais em ações de fiscalização no segundo turno das eleições municipais.

Imirante.com

Polícia Federal apreende material de campanha em Imperatriz. (Foto: Polícia Federal)

IMPERATRIZ - A Polícia Federal realizou, neste domingo (27), uma ação de fiscalização que resultou na apreensão de grande quantidade de santinhos de um candidato à prefeitura, encontrados no porta-malas de um veículo próximo a uma zona eleitoral, em Imperatriz. 

Quatro ocupantes estavam no carro no momento da abordagem, sendo o motorista conduzido à Polícia Federal para lavratura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência. A medida visa combater a prática ilegal de descarte de material de campanha em locais de votação, buscando preservar a ordem e a limpeza nos arredores das zonas eleitorais.

A operação em Imperatriz é parte de uma ação mais ampla da Polícia Federal neste segundo turno das eleições municipais, com um balanço parcial apontando 15 detenções até as 13h deste domingo. Foram registradas 11 ocorrências de crimes eleitorais em diferentes estados, incluindo Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Tocantins e Rio de Janeiro. Em Campina Grande, Paraíba, houve ainda a apreensão de R$ 93,6 mil em bens, incluindo um veículo.

Continua após a publicidade..

Em uma iniciativa coordenada pelo Ministério da Justiça, mais de 23 mil agentes federais e estaduais, incluindo a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército e outras forças de segurança, foram mobilizados para garantir a segurança e a tranquilidade do pleito em 51 municípios brasileiros. O governo e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) classificaram o domingo de votação como pacífico, destacando que a jornada transcorreu com normalidade.

De acordo com o TSE, cerca de 33 milhões de eleitores estão aptos a votar neste segundo turno. O tribunal também informou que, até as 9h deste domingo, 180.954 eleitores no Brasil e 14.224 no exterior justificaram a ausência nas urnas. As justificativas podem ser registradas até as 17h pelo aplicativo e-Título ou presencialmente nos postos de justificativa.

A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, votou em Belo Horizonte, onde celebrou a realização de mais uma eleição democrática, destacando a importância de um Judiciário independente e uma imprensa livre para a manutenção da democracia no Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.