Cursos técnicos do IFMA

Em Imperatriz, cursos técnicos são bastante valorizados

Os investimentos nos Institutos Federais de Educação contribuiem para essa realidade.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h34

IMPERATRIZ - Nesta semana, o assunto escolhido pela maioria dos telespectadores do Bom Dia Mirante foi "Vagas nos cursos técnicos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA)". Em Imperatriz, conseguir uma das disputadas vagas para estudar no IFMA, representa, para muitos jovens, a distância mais curta entre o esforço e a realização profissional.

Veja, ao lado, na reportagem de Tátyna Viana e Macedo Neto.

Os cursos técnicos estão bastante valorizados na região, e alguns fatores colaboram para isso: o bom momento da economia da cidade, os investimentos nos Institutos Federais de Educação, a oferta de mais cursos, e principalmente, a disputa das grandes empresas que se instalam na região por estes jovens recém-formados.

Uma sala de aula cheia de sonhos, de gente de olho no futuro. E foram eles que escolheram o IFMA. Mas não foi fácil para a maioria: a tão sonhada vaga no IFMA, só veio depois de uma maratona de estudos.

Continua após a publicidade..

Criada em 1987, a Unidade Descentralizada de Ensino de Imperatriz funcionava em um prédio cedido pela prefeitura enquanto aguardava a construção da sede. Em 1989, a Escola Técnica Federal do Maranhão foi transformada em Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). Em 2008, o Cefet passou a ser Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). No campus de Imperatriz, são oferecidos os cursos técnicos de nível médio em Edificações, Eletromecânica, Eletrotécnica, Informática, Infraestrutura Escolar, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.

No último seletivo, quase cinco mil candidatos se inscreveram, na disputa por 480 vagas. O IFMA em Imperatriz oferece, também, o curso de licenciatura em física. A parceria do IFMA com empresas, indústria e o Senai é, também, o que atrai muitos estudantes, pelas oportunidades de trabalho assim que saírem da sala de aula. A expectativa, agora, é para a instalação de mais um curso de graduação em Imperatriz: o de Ciência da Computação.

Uma dessas parcerias que hoje assegura muitos alunos com relação ao futuro é o curso técnico em celulose e papel. Mais de 30 mil candidatos da região Tocantina concorreram as vagas 320 ofertadas. Os estudantes recebem uma bolsa-auxílio de R$ 800. O melhor é que eles vão sair do IFMA com emprego certo em um fábrica que está se instalando na cidade. Enquanto outros cursos desejados não chegam, eles já agradecem a oportunidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.