PROMESSA

Prefeito de Codó libera grau e ignora Código de Trânsito

A obrigatoriedade de remoção do veículo para um pátio é prevista no CTB, mas, segundo o gestor quem realizar, não vai ter o veículo apreendido.

Kailane Nunes / Ipolítica

Atualizada em 06/01/2025 às 17h22
Prefeito eleito em Codó, Chiquinho (Divulgação)

CODÓ - O prefeito eleito no município de Codó, Chiquinho FC, liberou os motociclistas a realizarem manobras perigosas, conhecidas como "dar grau" ou "empinar". 

A obrigatoriedade de remoção do veículo para um pátio é prevista no Código de Trânsito Brasileiro, mas, segundo o gestor quem realizar, não vai ter o veículo apreendido. 

Durante seu discurso de posse, Chiquinho FC disse que os motoqueiros podem andar de moto até com o pneu levantado para economizar o da frente e nenhuma moto será presa.

Procurado pelo Ipolítica, o prefeito Chiquino preferiu não se posicionar a respeito de sua fala.

Continua após a publicidade..

CÓGIDO DE TRÂNSITO BRASILEIRO

Artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece regras essenciais para o uso seguro de motocicletas, motonetas e ciclomotores. Ele proíbe comportamentos perigosos, como:

  • Empinar a motocicleta (popularmente conhecido como “dar grau”).
  • Transitar sem capacete adequado, tanto para condutor quanto passageiro.
  • Transportar crianças menores de 10 anos ou que não tenham condições de cuidar da própria segurança.

 

PENA PARA INFRATORES

As penalidades para os infratores do artigo 244 do CTB são consideradas infração gravíssima e rendem multa de R$ 293,47, suspensão do direito de dirigir (que pode variar entre 2 a 8 meses e, em caso de recorrência, de 8 a 18 meses), retenção de veículo e recolhimento da habilitação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.