Maranhão

População de Caxias sofre com falta d’água

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h42

CAXIAS - A chegada do período chuvoso em Caxias traz uma preocupação antiga para a população da cidade: a falta de água. O problema é constante durante todo ano, mas é nesse período de fortes chuvas que muitos moradores passam dias sem receber água nas torneiras.

De acordo com a assessoria de comunicação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE, as cheias prejudicam o processo de tratamento da água devido ao volume de impurezas que deixa a filtragem da água mais lenta.

Além dos problemas relacionados à purificação da água, a força da chuva é responsável pelo rompimento de adutoras. O órgão explica que muitas paralisações no abastecimento são causadas pela quebra de canos.

Investimentos

No início de 2011, o SAAE anunciou que serão investidos, este ano, cerca de 15 milhões de reais em saneamento básico no município. O projeto foi aprovado pelo Ministério das Cidades e já está em fase de análise de documentação para liberação de recursos na Caixa Econômica Federal. A previsão é de que as obras comecem até junho.

De acordo com o projeto, o recurso será destinado à ampliação da rede hidráulica de diversos bairros. Haverá ainda redimensionamento e substituição dos canos de amianto e ferro por PVC. No município, existem atualmente duas estações de tratamento: uma no bairro Volta Redonda e outra no Ponte, e cerca de 120 poços artesianos.

Entre as obras está prevista a ampliação da ETA da Volta Redonda, com a construção de novos filtros e decantadores. Além disso, há a expectativa de substituição de toda a rede de abastecimento do centro da cidade. Haverá ainda a ampliação das redes de abastecimento dos bairros Pampulha, Veneza, Capão, Antenor Viana, Fazendinha e Seriema.

O SAAE pretende ainda instalar hidrômetro em todas as residências da cidade. Segundo a assessoria do órgão divulgou, atualmente foi constatado um elevado índice de desperdício de água na cidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.