CAXIAS - A inclusão digital está mais acessível aos caxienses. No município, estão sendo realizados cursos de informática que integram o projeto Viva Digital, programa do governo do Estado que visa à inserção no mundo da computação. A demanda é grande e no Centro de Capacitação Tecnológica (Cetecma) de Caxias, onde os cursos são ministrados, pelo menos 800 alunos freqüentam as aulas, que funcionam em três turnos.
O público alvo são pessoas a partir dos 16 anos, entre estudantes, donas de casa, aposentados e também portadores de limitações físicas. Nas salas, a maioria tem o primeiro contado com o computador. Este é o caso da aposentada Maria da Graça Coelho, 62 anos, que freqüenta pela primeira vez um curso de informática.
"Já tinha visto um computador, mas nem sabia como funcionava e, agora, estou aqui aprendendo a mexer na máquina. É muito bom porque mesmo nessa idade a gente pode aprender uma coisa nova", afirmou a aposentada.
A diretora do Cetecma de Caxias, Suely Lemos, explicou que a demanda pelos cursos, desde que o projeto foi instalado em Caxias, é grande. Com públicos tão variados, a metodologia do curso, que oferece noções dos programas Windows, Word e de internet, acaba sendo diferente para cada grupo. Para o público da terceira idade, por exemplo, compreendem desde os componentes da máquina até como utilizá-la no trabalho, pesquisa e entretenimento.
Demanda
Para se inscrever é preciso apresentar, na sede do Cetecma, cópia do RG, CPF e comprovante de residência. Como a procura pelos cursos está grande ,Suely Lemos afirmou que é preciso esperar até a abertura de novas turmas, já que o curso Viva Digital tem uma carga horária de até 76h com entrega de certificado no final do curso.
As informações são da Secom/Governo do Maranhão/Caxias.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.