CAXIAS - Quando o ano de 2010 for encerrado, Caxias se tornará uma referência para todo o Maranhão como uma das cidades campeãs em construções e entregas de casas populares para famÃlias de baixa renda. Ao todo já foram entregues mais de três mil casas populares. A previsão é de que até o final deste semestre mais de duas mil casas sejam entregues nas zonas urbana e rural de Caxias.
O projeto mais audacioso, viabilizado por meio dos recursos destinados para o projeto 'Minha Casa, Minha Vida', será a construção de um condomÃnio popular, o primeiro do municÃpio, para mais de duzentas famÃlias. O terreno já foi adquirido pelo Governo do Estado para a obra e os serviços de terraplanagem também já começaram. É o sonho da casa própria, que até bem pouco tempo parecia distante, principalmente para as famÃlias de baixa renda.
"Por mais que a gente faça alguma coisa para economizar, as dificuldades sempre aparecem e o dinheiro nunca dá para a gente fazer quase nada, principalmente comprar uma casa. Mas agora acho que vai dar certo. Eu e minha esposa, que trabalha no municÃpio, estamos com tudo em dia. Ajeitamos a documentação. Tá tudo certinho. Se o nosso cadastro for aprovado, com certeza nós vamos conseguir a nossa casa, que pode ser pequena, mas vai ser nossa e ninguém vai poder mandar a gente embora de lá", destacou o autônomo Edson da Costa Nunes, que já se inscreveu no programa.
Na Zona Rural
O projeto será estendido para a zona rural, onde serão erguidas cerca de quatro mil casas. O projeto 'Minha Casa, Minha Vida' voltado para a Zona Rural é diferente do desenvolvido na Zona Urbana. Para ser um dos beneficiários, por exemplo, é necessário está enquadrado como produtor rural da agricultura familiar dos tipos B e C, que são os agricultores com renda anual de até dez mil reais.
O agricultor não pode ter nenhum imóvel em seu nome ou estar pagando qualquer tipo de financiamento. Se ele não possui a terra em seu nome é necessário também ter recebido a doação da terra pelo proprietário em seu nome e há ainda a necessidade de ser sócio de alguma associação rural. Essa entidade são as grandes parceiras do programa na zona rural, pois ajudam a fiscalizar a aplicação dos recursos e apontar quem de fato se enquadra no perfil para receber as casas. Outra diferença é com relação ao pagamento do financiamento que será da ordem de R$ 13 mil para cada agricultor.
"O pagamento será feito em quatro parcelas anuais e o valor de cada uma será de R$ 100 por ano. Caso o pagamento seja antecipado ainda haverá um desconto de 50%. Apenas para não dizer que a casa saiu de graça. A gente percebe nessa iniciativa do Governo Federal uma necessidade de fato de fixar o homem no campo e também uma justa distribuição das terras. Além disso, é a dignidade que esse agricultor vai ter em possuir uma moradia decente e que não fará inveja para quem reside na zona rural", afirmou a diretora da Agerp de Caxias, Marta Surama.
Leia outras notÃcias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.