SÃO LU[ÍS - Para discutir as obras de escritoras maranhenses esquecidas pelo tempo e desconhecidas dos alunos do ensino médio, a professora Algemira Macedo, docente da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) no Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC), iniciou o projeto “A Produção literária escrita por mulheres no Maranhão no século XIX e limiar do XX: um resgate histórico”.
Desde 2002, quando Algemira foi a Pernambuco em busca da qualificação de mestre, aumentou seu interesse pelas obras femininas e começou seus estudos com a autora piauiense Amélia de Freitas Bevilaquia. Logo após, a professora seguiu para o Rio Grande do Sul para fazer o doutorado, desta vez, sua tese foi baseada na obra Úrsula, da autora maranhense, Maria Firmina dos Reis. Daí por diante, os estudos na área não pararam.
À Maria Firmina dos Reis, juntaram-se Laura Rosa, Rosa Castro e Zuleide Borgéa para esse novo projeto, com as obras: Gupeva, Cousas ligeiras, Infância e Crônicas Educativas. “O primeiro passo foi conseguir as obras, elas são raras. Os livros estão esgotados e a maior parte não foi reeditada. Por vezes recorremos às bibliotecas públicas”, afirmou Werbet Santos, bolsista do projeto.
A idéia é resgatar as obras dessas autoras e fazer um estudo acerca da relevância delas para a literatura do Estado e do Brasil, sua importância histórica, suas marcas lingüísticas e seus temas, a fim de levá-las para dentro das salas de aula.
“Através das letras essas mulheres desempenharam um papel importante no combate às restrições impostas pelo modelo patriarcalista. Muitas delas são desconhecidas no Maranhão e seus textos raramente são lidos. Estamos esperançosos de que esta pesquisa possa, enfim, valoriza-las e, mais do que isso, que os alunos do ensino médio aprendam a gostar de suas obras”, afirmou Algemira Macedo.
A coleta de dados começou no ano de 2008 e segue em 2009. Acredita-se que o projeto ajude a popularizar as autoras no estado, principalmente no município de Caxias.
Esse projeto faz parte de um programa do CNPq de pesquisa científica nas áreas de relações do gênero, mulheres e feminismos, realizada em parceira com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), e com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.