Motoristas deverão portar licenciamento

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h05

CAXIAS - A partir do dia 16 de abril, os motoristas terão que dirigir com o documento original de licenciamento anual, o certificado de registro e o licenciamento do veículo. De acordo com a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Cotran), as cópias autenticadas serão aceitas pela fiscalização de trânsito somente até o dia 15 de abril. A partir desta data, os motoristas poderão ser multados e ter o veículo recolhido caso não apresentem o documento original.

Segundo o diretor da 2ª Circunscrição de Trânsito (Ciretran/ Caxias), Valdeci Morais, conduzir veículo com cópia de documento é infração leve, prevê multa de R$ 53,00 e rende três pontos na carteira de habilitação do proprietário do veículo. “A medida beneficia os motoristas porque diminui os riscos de falsificação dos documentos”, informa Valdeci Morais.

DESOBEDIÊNCIA

No trânsito de Caxias é comum ver motoristas sem o documento original do veículo. Muitos preferem andar com a cópia autenticada. Luís Francisco é mototaxista há três anos. Ele não anda com os documentos originais da moto com medo de ser assaltado ou de ter o veículo roubado. “Quando há uma blitz eu busco os documentos em casa, é melhor do que perdê-los por aí, porque para obter a original é muito cara”, conta.

O motorista Julian Castro Reis tem a mesma precaução. De acordo com ele, obter a segunda via do documento original é um processo demorado na cidade. “ É tudo muito burocrático e não compensa a dor de cabeça”, declara o profissional.

De acordo com o diretor da Ciretran, os motoristas podem obter a segunda via do documento original do veículo. “Até o ano passado, este processo era feito em São Luís e demorava muito. Hoje não passa de 24 horas”, garante o diretor. O valor do requerimento custa, em média, R$ 60,00.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.