População participa de evento sobre combate às DSTs/Aids

Jornal O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h22

SÃO LUÍS - O Cetro de Testagem e Aconselhamento de Caxias (CTA) convocou a população para participar da II Conferência Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs/AIDS). O objetivo do encontro, realizado nas dependências do Centro de Cultura sexta-feira, 19, foi a definição de atenção básica em DSTs/AIDS e a elaboração de proposta no combate ao vírus da Aids.

No fim do evento também foram escolhidos os quatro delegados que representarão o município durante a conferência estadual que será realizada dos dias 7 a 9 de junho, em São Luís.

Conforme informações da coordenadora do CTA, Maria José Vieira, o município conta atualmente com 110 casos de soropositivos. Ela lembra ainda que um dos grandes avanços conquistados pelo CTA este ano foi a inclusão no município do Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

Por meio deste serviço os portadores do vírus podem fazer o tratamento gratuitamente em Caxias, sem a necessidade de se deslocarem para cidades como Teresina (PI) e São Luís, como acontecia anteriormente e que prejudicava, principalmente, os pacientes com saúde mais debilitada. Maria José Vieira faz questão de frisar que mesmo com a implantação do SAE, os pedidos de tratamento fora do domicílio, para os portadores do vírus, não estão sendo negadas.

DADOS

Durante a conferência, foram debatidos temas relacionados à melhoria dos serviços prestados à população, que vão desde à detectação da doença, com a realização de exames ao início dos tratamentos. O secretário municipal de Saúde, Vinícius Araújo, presente ao evento, informou que o CTA apresentou grandes avanços nos últimos meses, dobrando o número de exames realizados.

Ele enfatizou que desde que o centro foi instalado em Caxias, em 1998, apenas 2.171 exames foram feitos e que desde janeiro de 2005 esse número quase dobrou com 4.070 exames realizados. Os motivos que incentivaram o aumento do número de exames foi a descentralização dos serviços do laboratório que realiza o teste, que agora é terceirizado, e ainda a autonomia dada ao CTA, que tem levado também seus serviços para povoados da zona rural.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.