Alunos de Medicina do Cesc/Uema suspendem atividades acadêmicas

Anele de Paula - O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h27

CAXIAS - Os alunos de Medicina do Centro de Estudos Superiores de Caxias da Universidade Estadual do maranhão (Cesc/Uema) voltaram a suspender suas atividades para reivindicar melhorias na estrutura do curso oferecido.

Os estudantes que já se encontram no 5° período reivindicam melhorias na infra-estrutura, organização de algumas disciplinas, solução para os problemas dos professores, que são contratados por apenas três meses para evitar vínculos com a Uema, e a instalação de mais um laboratório e ambulatório para aulas práticas.

“A estrutura das salas de aula é boa e atendem às nossas necessidades. O que estamos reivindicando são melhorias no próprio curso. Ano passado nos fizeram muitas promessas, que não foram cumpridas. O meio que encontramos para pressionar o poder público, tanto Governo do Estado quanto Assembléia Legislativa foi a paralisação”, argumenta a estudante Wllana Maria Alves dos Reis.

No que depender dos 48 estudantes que freqüentam o curso, a manifestação de insatisfação não ficará apenas na paralisação. Dia 14 deste mês eles pretendem conversar com o governador José Reinaldo Tavares ou alguém que o represente, para juntos esclarecerem algumas dúvidas, quanto a promessas de repasses de recursos para a instalação de laboratórios e outras melhorias para o curso.

“Quando realizamos o I Fórum de Debates ano passado do qual participaram vários políticos do estado recebemos várias promessas, inclusive o repasse de recursos para melhorias do curso e até agora não sabemos onde está esse dinheiro, se já foi repassado para a Uema ou se ainda está com o Governo do Estado. Não queremos baderna ou confusão, mas tentar encontrar uma solução por meio do diálogo, como sempre fizemos”, completa a estudante.

Aulas

Os acadêmicos dos cursos de Medicina e Enfermagem assistem as aulas em dois locais diferentes. As práticas, que incluem visitas constantes aos laboratórios de Anatomia e Histologia acontecem no Campus do Cesc/ Uema e as teóricas são ministradas na sede do curso, que fica ao lado do prédio que era para ser o Hospital Universitário.

A estrutura física das salas de aula desses locais estão em perfeitas condições, mas, ainda faltam outras melhorias para que o curso funcione a contento.

Como os estudantes ainda não têm a necessidade de fazerem residência médica, período comprobatório para os estudantes aplicarem seus conhecimentos antes de iniciar a carreira de médicos, as reivindicações mais imediatas são melhorias na sede dos locais onde que assistem aulas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.