CAXIAS - Estudantes do curso de Medicina da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) de Caxias reuniram-se em São Luís para reivindicar, a liberação dos recursos destinados à ampliação dos laboratórios e a reforma do Hospital Universitário no município.
Desde de junho deste ano os universitários solicitam a liberação de recursos do Governo do Estado para melhoria da estrutura oferecida no curso. Nesse período foi autorizado R$ 300 mil para a implantação dos laboratórios para a realização das aulas práticas de farmacologia, fisiologia, parasitologia, genética, embriologia, microbiologia, histologia e biofísica.
Na última quarta-feira, após cinco meses aguardando a liberação dos recursos, uma delegação formada por 34 estudantes foram recebidos na Universidade Estadual do Maranhão, em São Luís, pelos pró-reitores de Planejamento, Celso Lago, e Graduação, Raimundo Vale, para a apresentação dos esclarecimentos.
Liberação
Na reunião, segundo o coordenador do Centro Acadêmico do Curso de Medicina, Felipe Verner, os estudantes foram informados pelos pró-reitores que o atraso na liberação do recurso, ocorreu em função de pendências de documentos por parte do INSS, mas que a instituição já tomou as medidas necessárias e que em breve os recursos serão liberados.
“Os laboratórios são essenciais para formação do médico. Esse atraso é fruto de uma burocracia interna da Uema”, declarou Felipe Verner.
Quanto à reforma do Hospital Universitário, os recursos, da ordem de R$ 800 mil, estão ainda em fase de apreciação na Assembléia Legislativa, para posterior inclusão no orçamento do Estado. O orçamento deverá ser concluído até o dia 18 de novembro.
Os estudantes retornaram para Caxias e vão aguardar o cumprimento da inclusão da reforma do hospital no orçamento do Estado. A secretária-geral do Centro Acadêmico, Priscila Marques, disse que os estudantes estão mobilizados e dispostos a lutar pelos seus direitos caso as decisões não sejam concretizadas.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.