CAXIAS - O Centro de Testagem Anônima está descentralizando suas ações através do CTA itinerante. O objetivo é evitar o aumento no registro de casos de Aids em Caxias, que conta atualmente com 105 soropositivos e, para isso, também está sendo atendida a população da zona rural.
O primeiro povoado a receber a visita dos técnicos do órgão foi Brejinho, localizado a 30 km de Caxias.
No Centro de Saúde do povoado foram realizadas, em apenas um dia, 265 coletas de sangue, encaminhadas para a realização do Exame Elisa em São Luís.
A diretora do CTA Caxias, Maria José Ferreira, explica que a Aids, hoje, não é apenas uma realidade dos centros urbanos, mas das zonas rurais também.
“Não existe casos de Aids apenas na sede do município. Na zona rural, infelizmente, ela também é uma realidade. Nossa intenção é expandir as ações do CTA de Caxias e, dessa forma, ajudar a propagar o máximo de informações possíveis sobre como evitar essa doença, que ainda não tem cura e cujos medicamentos apenas proporcionam uma melhoria na qualidade de vida do portador do vírus HIV”, esclarece Maria José.
Nos postos de saúde da zona rural não acontece apenas a coleta de sangue. Informações, através de palestras também são ministradas nesses locais. Acontece ainda a distribuição de preservativos, que ainda é o meio mais seguro de se evitar o contágio dessa e de outras doenças sexualmente transmissíveis. Maria José revela que apesar de terem pouco acesso a informações, a população da zona rural, nessa primeira visita, mostrou-se bastante receptiva à iniciativa e compareceu em massa a convocação dos funcionários do CTA.
Para realizar essa visita aos povoados, o Centro de Testagem Anônima está contando com a ajuda da Secretaria Municipal de Saúde, que fornece os veículos, alimentação e material informativo distribuído à população. A diretora do órgão afirma que as visitas aos povoados acontecerão uma vez por mês, sempre no final da segunda quinzena, e que o próximo local a receber a visita dos técnicos será o povoado Nazaré do Bruno.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.