CAXIAS - A partir da próxima semana funcionará, nas dependências da Câmara Municipal de Caxias, a primeira biblioteca virtual do município.
Estão sendo instalados no local 15 computadores, conectados à Internet, que servirão para que toda a população, principalmente os estudantes das escolas da rede pública, possam ter acesso a pesquisas escolares de forma gratuita.
“Já foi contratado um instrutor para acompanhar esses estudantes durante a pesquisa. Os sites proibidos para menores serão bloqueados. Por meio dessas máquinas, eles só poderão ter acesso a informações sobre as disciplinas da grade curricular e a notícias. O intuito é permitir a inclusão social de nossas crianças e adolescentes que não têm acesso a computadores e nem condições de freqüentar as casas de acesso à Internet, que funcionam atualmente no município”, enfatiza o presidente da Câmara, Ironaldo Alencar.
As visitas à sala de informática da Câmara deverão ser agendadas e tanto a escola quanto os professores poderão fazer isso. De acordo com o presidente, haverá um dia da semana em que a escola será aberta exclusivamente à comunidade, para que todos possam ter acesso aos computadores.
“Chegamos a um consenso na Casa de que hoje o computador é uma ferramenta indispensável para a nossa sociedade contemporânea. Com os valores das máquinas e o baixo poder aquisitivo de nossa população, nem todos podem adquirir essa ferramenta e, por meio desse projeto, estaremos proporcionando fonte de conhecimento extra para todas as pessoas”, prevê o vereador.
Cursos
A exemplo do que já aconteceu em anos anteriores, uma das propostas da Câmara é a de oferecer cursos de computação para os jovens de baixa renda.
Conforme informações de Ironaldo Alencar, a meta é adquirir um número maior de máquinas nos próximos meses, para abranger uma qualificação maior de pessoas. Os cursos, assim como o material didático dos mesmos, serão oferecidos gratuitamente.
“A intenção é oferecer todos os cursos de informática comumente exigidos pelo mercado de trabalho e um dos critérios para que os jovens possam freqüentá-los é o de ter concluído ou estar freqüentando a escola e com boas notas. Além de promover a qualificação profissional, queremos que eles sejam bons estudantes também”, menciona o presidente da Câmara.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.