CAXIAS – Os professores da rede estadual de ensino de Caxias ameaçam encerrar o ano letivo antes do prazo oficial. Grande parte dos professores contratados ainda não recebeu seus vencimentos.
Há aqueles que estão trabalhando há mais de três meses sem receber pagamento e ameaçam até mesmo abandonar a sala de aula se esse impasse não for solucionado nos próximos dias.
Os professores contratados, que se encontram nessa situação, não querem ver seus nomes divulgados por medo de represálias, mas eles afirmam que o Governo do Estado deu um prazo até o dia 5 de dezembro para o pagamento de pelo menos 25% da dívida salarial que tem com eles. Até hoje, os professores contratados ainda estão sem receber salário.
Estudantes
Férias para os alunos da rede estadual de ensino ainda é um sonho distante. Em quase todas as 26 escolas da rede estadual o ano letivo só será encerrado no dia 17 de janeiro. A notícia não foi bem recebida pela maioria dos alunos, que se diz vítima do descaso do Governo do Estado.
Israel Soares, 17 anos, aluno do 1° ano do ensino médio da Escola Inácio Passarinho tinha outros planos para o final do ano. Ele planejava viajar para outra cidade. Para compensar o atraso no início das aulas, os alunos terão que freqüentar a escola, inclusive aos sábados.
Quem mais se preocupa com a demora no término das aulas são os estudantes que irão prestar vestibular. Laércio Feitosa, estudante do ensino médio do Inácio Passarinho diz que sempre estudou em escolas da rede pública, mas que nunca enfrentou uma situação tão difícil como agora, que pretende prestar vestibular para o curso de História.
Desvantagem
Assim como a maioria, ele acredita que está em desvantagem para competir com o aluno da rede particular. “Tem muitos assuntos que a gente ainda não viu e talvez nem dê tempo de ver. Vamos ficar prejudicados, pois os candidatos das escolas da rede particular não passaram por greve e nem tiveram as aulas atrasadas como a gente. Não me sinto preparado para enfrentar o vestibular”, declara o aluno.
As aulas da rede particular de ensino e da rede pública municipal já estão encerradas. As escolas estão apenas com os alunos que ficaram para recuperação.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.