Estudantes da rede pública terão aula de educação ambiental

Imirante.com e O Estado do MA.

Atualizada em 27/03/2022 às 15h09

CAXIAS - Estudantes da rede pública estadual de ensino de Caxias vão receber, durante todo o ano letivo de 2004, aulas práticas e teóricas sobre ecologia e meio ambiente.

De acordo com o gerente do Leste Maranhense, Fause Elouf Simão Júnior, as atividades refletem a preocupação do governador José Reinaldo Tavares com a questão ambiental. As aulas serão realizadas dentro e fora das salas, tendo como objetivo desenvolver na comunidade estudantil um senso de preservação da natureza.

“O Maranhão é um estado dotado de infinitos recursos naturais. Vamos aproveitar toda essa nossa diversidade ecológica para construirmos uma sociedade mais responsável com o meio ambiente. A idéia é mexer com as comunidades que integram o Leste Maranhense, a partir da escola”, enfatizou Fause Simão.

Ainda segundo o gerente do Leste, as atividades foram discutidas exaustivamente entre diretores, professores da rede estadual e assessores da Gerência, ligados à área de desenvolvimento agrícola. “O planejamento das atividades foi pensado de acordo com as principais carências de nossa região. O rio Itapecuru, por exemplo, sofre um processo avançado de degradação. Vamos levar os alunos às nascentes e afluentes do rio, para que eles possam conhecer os problemas in loco, e sensibilizar-se com a questão”, explicou o gerente.

Para o gestor de Desenvolvimento Humano do Leste Maranhense, Paulo Afonso Amorim, o programa a ser aplicado este ano vai representar uma revolução no setor educacional do estado. “A questão ambiental hoje está presente nas grandes aflições da humanidade. Discutir formas de preservação de solo e recursos naturais faz parte da agenda mundial. Esse programa vai servir de ferramenta para alargar a visão de nossos alunos para esses problemas. Pode parecer pouco, mas se levarmos em conta que uma simples coleta de lixo, feita de forma seletiva, pode influenciar na qualidade de vida da comunidade, dá para perceber que a iniciativa é extremamente salutar”, ressaltou o gestor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.