Curso capacita técnicos sobre a criação de galinha caipira

Atualizada em 27/03/2022 às 15h26

Caxias - Cerca de 30 técnicos e engenheiros agrônomos das gerências regionais de Caxias, Pedreiras, Codó e Bacabal participam de um curso de capacitação sobre Técnicas de Criação de Galinha Caipira.

O treinamento, cuja carga horária é de 24 horas/aula divididas em 3 dias, está sendo ministrado por técnicos da Geagro e da Embrapa.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Geagro, Afonso Celso Polary, o treinamento faz parte de uma parceria firmada entre o Governo do Estado, através da Geagro e gerências regionais, com a Embrapa.

“O objetivo dessa parceria é substanciar cada vez mais nossos técnicos, qualificando-os para a grande missão de preparar o homem do campo com as últimas técnicas e ferramentas de desenvolvimento, tentando com isso avançar no quesito renda familiar”, resumiu Polary.

A parte teórica do curso está sendo ministrada no auditório da Associação Comercial e Industrial de Caxias, enquanto as aulas práticas estão sendo desenvolvidas numa fazenda localizada a 14 quilômetros do município.

“Lá os participantes poderão aplicar tudo aquilo que foi aprendido, podendo, inclusive, discutir com os instrutores aspectos que não tenham sido totalmente esclarecidos pela teoria”, revela o instrutor da Embrapa, Carlos José Barbosa.

Entre as novidades apresentadas durante o treinamento está a metodologia de preparo da ração, que passa a ser feita agora com insumos disponíveis na própria lavoura, abolindo o uso de produtos químicos e antibióticos.

“Com isso o criador obtém um ganho duplo. As espécies ficam ainda mais saudáveis e o custo da produção cai pela metade, uma vez que a alimentação das galinhas passa a ser feita à base de folha e casca de mandioca; milho; arroz ou capim”, disse o instrutor Carlos Valeriano, da Gerência de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural - Geagro.

Além de técnicos e engenheiros agrônomos lotados nas regionais, mais três criadores de galinha caipira da região também participam do treinamento. “Eu diria que essa é uma oportunidade de melhorarmos ainda mais nossa produção. Tudo o que estamos vendo aqui é novo para nós, apesar de já trabalharmos com esse tipo de criação já há bastante tempo”, afirmou o criador Antônio Justino Lima, o “Tevi”, que há cerca de 10 anos produz e comercializa galinha caipira no município de Caxias.

Segundo a gerente regional de Caxias, Irene de Oliveira Soares, até o final do ano outros quatro cursos de capacitação para o setor serão desenvolvidos.

“Todo esse programa está sendo acompanhado de perto pela Geagro, através da Casa da Agricultura Familiar, que tem trabalhado com afinco para implantar as ações do Governo do Estado na região.

Acreditamos que o resultado de todo esse esforço poderá ser medido muito em breve”, afirmou Irene Soares.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.