Governo vai transferir Casa de Saúde para Prefeitura

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h28

Caxias - O Governo do Estado deverá realizar dentro de algumas semanas a cerimônia de transferência administrativa da Casa de Saúde e Maternidade de Caxias à Prefeitura. A unidade foi recém- adquirida pelo Estado para abrigar o Hospital Universitário, que dará suporte aos cursos de Enfermagem, implantados desde agosto, e de Medicina, em processo de implantação no Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC).

Como em Caxias os serviços da rede de saúde estão municipalizados desde 1993, o estabelecimento hospitalar, que pertenceu ao deputado e médico Humberto Coutinho, será administrado por meio de uma parceria com a Prefeitura.

“A implantação destes cursos em Caxias e a organização do Hospital Universitário são um salto de grande importância, não só para a cidade, mas para todo o Estado.

A visão do governador José Reinaldo neste sentido é inovadora e corajosa”, opina o deputado federal Paulo Marinho, que, juntamente com o ex-reitor César Píres, intermediaram junto ao governador a implantação dos cursos e a aquisição do Hospital Universitário.

Respaldo - “A prefeita Márcia Marinho já havia colocado à disposição toda a rede de saúde municipal para os alunos utilizarem como laboratórios, mas ter um Hospital Universitário é diferente, pois dará muito mais respaldo aos nossos futuros profissionais”, afirma o diretor do CESC-Uema, Raimundo Luís Almeida.

Na opinião do diretor, o Hospital possibilitará aos alunos o acompanhamento do dia-a-dia da saúde pública. “Ao se formarem, eles já terão mais do que experiência para atuar na área de saúde”, reforça.

Inaugurada em 1971, a Casa de Saúde, localizada na rua Quinino Pires, no centro de Caxias, já tem prédio pronto composto por enfermarias, UTI, maternidade, pediatria, centro cirúrgico, sala de esterilizações, refeitório, pronto-socorro, além 15 apartamentos destinados aos atendimentos particulares.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.