Caxias - Multiplicadores e técnicos do Programa de Informática do Maranhão (Proinfo) já estão se preparando para participar hoje, amanhã e depois do IV Encontro de Multiplicadores e Técnicos de Suporte, que atuam no programa desenvolvido no estado.
Como principal objetivo, o encontro visa avaliar e implementar as ações de melhorias para o Programa de Informática Educacional, além de apresentar as novas atividades que deverão ser desenvolvidas pelos técnicos do Proinfo.
“O Proinfo não é apenas um programa de informática voltado para ensinar os alunos a mexerem no computador. Ele é muito mais do que isso. Ele proporciona ao professor toda uma capacitação necessária para se utilizar desses aparelhos de forma educativa. E essa é uma das propostas desse encontro, visar melhorais e principalmente definir cronogramas de capacitação, além de avaliar as atividades mais significativas e bem sucedidas já apresentadas por cada NTE”, esclarece Nonato Ressurreição, coordenador do Núcleo Tecnológico de Caxias.
O encontro será realizado durante os três dias programados, no auditório do Senac, previsto para começar às 8h e com encerramento às 18h. Além dos participantes e ministrantes maranhenses, participarão do evento Luciano Nedie Sola e Tales Freire, técnicos do MEC e principais avaliadores do desenvolvimento do projeto no Maranhão.
Como parte da programação, a solenidade não terá apenas palestras, acontecerão ainda apresentações culturais, mesas redondas, debates e a criação de um ambiente de comunicação do Proinfo.
Salas - A informática como conteúdo programático no cotidiano escolar já é uma realidade para centenas de alunos que freqüentam as escolas da rede estadual de ensino.
Através do Núcleo Tecnológico, criado especialmente para coordenar esse projeto em parceria com as gerências regionais, já foram distribuídos 114 computadores, sendo que dez escolas do município já possuem laboratórios de informática.
A aquisição desses equipamentos é resultado de uma parceria do Governo do Estado e do Ministério da Educação, que através da Gerência de Desenvolvimento Humano pretende democratizar o uso de computadores em escolas públicas estaduais e municipais, via Proinfo.
Segundo o coordenador do núcleo na Regional de Caxias, Raimundo Nonato Ressurreição, a meta do MEC é implantar um laboratório de informática em todas as escolas públicas até 2005, sendo que até o ano de 2010 todos os professores dessas escolas deverão estar capacitados para trabalhar pedagogicamente com essas máquinas.
- Em Caxias, as escolas estaduais contempladas e os respectivos números de computadores são: Clóvis Vidigal (16), Castelo Branco (10), Duque de Caxias (11), Eugênio Barros (11), Thales Ribeiro (11), Gonçalves Dias (11), Santos Dumont (11), César Marques (11) , Vespasiano Ramos (11) e Costa e Silva (11).
- A próxima etapa do Programa de Informática consiste na implantação dos laboratórios nas escolas de ensino médio do município. Aluísio Azevedo, Inácio Passarinho e Cônego Aderson serão beneficiadas com um maior número de computadores. Cada uma delas receberá 70, 60 e 60 respectivamente.
- Atualmente oito professores trabalham como agentes multiplicadores das informações repassadas aos docentes pelos membros do Núcleo Tecnológico.
- Dos nove municípios que fazem parte da Gerência Regional de Caxias, além do município sede, outros quatros também já possuem escolas com laboratórios de informática, são eles: Timon, Coelho Neto, Aldeias Altas e São João do Sóter.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.