Campanha eleitoral aquece o comércio na cidade

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

Em tempos de campanha eleitoral o comércio de Caxias é aquecido. Além disso, há as contratações temporárias do pessoal que atua na área de propaganda do candidato. A função desses profissionais não se restringe apenas em suas idas aos comícios. Eles também são responsáveis pela distribuição de ‘santinhos’, pesquisas, encomendadas pelos próprios candidatos e ainda têm a função de convencer os eleitores com visitas às suas residências.

Para a grande maioria, o valor desse trabalho custa em torno de R$ 100,00, pagos pelos coordenadores de campanha em duas parcelas a cada 15 dias. Mesmo sendo a metade de um salário mínimo, os cabos eleitorais afirmam que é um valor gratificante, principalmente para aqueles que estavam desempregados há muito tempo.

“Esse valor pode não ser muito para algumas pessoas, mas para mim já é uma grande coisa, estou há mais de cinco meses sem estudar e sem trabalhar também. Sei que é só um emprego temporário, mas no final das contas vou sair no lucro, pois trabalhei cinco meses sem gastar com transporte e comida”, afirma João Luiz Santana, 19 anos, cabo eleitoral de um candidato a deputado.

Comitês - Em Caxias, já foram contabilizados nessa eleição cerca de sete comitês de campanha. O número de cabos eleitorais contratados varia em torno de 20 a 100 em cada comitê. Além da contratação da mão-de-obra informal, a eleição também serve para aquecer outro setor da economia local, o ramo imobiliário.

Com o início da campanha, em julho desse ano, além dos candidatos locais, os candidatos de outras cidades também criaram comitês para organizar suas campanhas em Caxias, primeiro por ser uma cidade com um grande número de eleitores, 82.104 eleitores, e segundo por ser um ponto estratégico, vizinho a mais de nove municípios do estado.

“Pra mim foi mais fácil alugar uma casa que eu tenho para um candidato que não mora no município, fizemos um contrato temporário lavrado em Cartório, sem a intervenção de uma imobiliária e até o momento não tive nenhum problema com relação ao pagamento do aluguel”, destaca Jayr Freitas Macedo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.