Caxias - Com o objetivo de incentivar as ações preventivas de combate à dengue, a Prefeitura de Caxias está organizando o segundo mutirão de limpeza da cidade. De acordo com a Gerência de Qualidade de Vida e Desenvolvimento Social de Caxias, cerca de 5.000 pessoas - entre agentes de saúde, técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), professores, estudantes e funcionários da limpeza pública - estão sendo mobilizadas para participarem como voluntárias nas atividades, que serão realizadas em todos os bairros da cidade no dia 28 de setembro.
Os preparativos para o Dia ‘D’ do mutirão estão sendo articulados por meio de reuniões com os vários segmentos que estarão envolvidos nas atividades. Antes da realização do primeiro mutirão da limpeza, ocorrido no início do ano, o índice de infestação de residências visitadas para a coleta de lixo era de 18%, com focos para cada 100 visitas aos imóveis.
Após o primeiro Dia ‘D’, o índice baixou para 5% em cada 100 residências visitadas para a coleta dos focos do mosquito transmissor da dengue.
Agora, segundo preconiza o Ministério da Saúde, em todos os municípios com a população superior a 50 mil habitantes e de que o índice de infestação seja inferior a 1% das residências visitadas para a coleta.
A meta é contar com o apoio de toda a população para a retirada de 2.000 carradas, ou mais, de lixo domésticos onde haja resíduos e (ou) recipientes que acumulem água, facilitando a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.
Parceiros - O mutirão é uma iniciativa da Prefeitura realizado por meio da Gerência Municipal de Melhoria de Qualidade de Vida e Desenvolvimento Social e Coordenação de Saúde, em parceria com a Gerência de Desenvolvimento Humano de Caxias e Coordenação Municipal da Área do Meio Ambiente e Limpeza Pública, além do pelotão da Guarda Municipal.
Além de instituições municipais, estão envolvidos com a organização do Dia ‘D’ representantes de várias instituições, entidades associativas de moradores e outros segmentos da sociedade civil organizada de Caxias.
Agentes de saúde da Funasa, agentes dos Programas Comunitário de Saúde (PACS) e Saúde da Família, assim como os 380 servidores que atuam na limpeza diária da cidade, também participarão como voluntários no Dia ‘D’.
Todos os resíduos serão acondicionados em milhares de sacos plásticos e transportados adequadamente até o aterro do Teso Duro, com o apoio de 30 caçambas disponíveis nesse dia.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.