Famílias já estão recebendo o 1º lote do cartão do cidadão

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h31

Caxias - Mais de 1.200 famílias começaram a receber o primeiro lote dos cartões do cidadão, que darão direito ao recebimento dos benefícios do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal. A entrega é feita pela Prefeitura e pela Caixa no Centro de Cultura José Sarney, onde já se encontram afixadas as listas com os nomes das mães contempladas.

Após receberem seus cartões, as mães poderão, imediatamente, receber os benefícios na Caixa, que permanecerá aberta a partir das 15 horas.

Nesta primeira etapa, 1.271 famílias e 2.149 crianças serão beneficiadas com R$ 32.235,00 em recursos provenientes dos programas Bolsa Escola e Bolsa Alimentação. No total, 14 mil famílias com renda de até meio salário mínimo já foram inscritas no Cadastro Único em Caxias e estão sujeitas à avaliação do Governo Federal, que é responsável pela liberação dos recursos.

“O Cadastro Único é o maior programa de assistência social já desenvolvido no país. É desenvolvido em parceria com as prefeituras. Para que os municípios tenham direito aos benefícios, é necessário que os prefeitos tenham a iniciativa e estejam dispostos a ser parceiros do Governo no cadastramento das famílias”, explica a prefeita Márcia Marinho que, em Caxias, aliou os benefícios do cadastro único à oferta de cursos profissionalizantes para as mães beneficiadas, com o objetivo de aumentar a renda das famílias.

Inscrição - De acordo com a coordenadora municipal de Ação Social e Trabalho, Maria Luiza de Sousa Fonseca, o restante dos cadastros das famílias já inscritas está sendo avaliado e será liberado, gradativamente, para pagamento através da Caixa. A Prefeitura continua inscrevendo as famílias carentes das zonas urbana e rural que possuam renda de até meio salário-mínimo.

Em Caxias, o cadastramento das famílias está sendo realizado por meio de parceria entre as Gerências Municipais de Melhoria da Qualidade de Vida e de Desenvolvimento Humano. Cerca de 180 pessoas estão envolvidas na realização do cadastro, entre elas agentes de saúde, técnicos da Coordenação Municipal do Bolsa Escola Cidadã, da Coordenação de Ação Social, da Funasa, além de membros da Guarda Municipal.

Para facilitar o cadastro na zona rural, as equipes estão trabalhando em 68 povoados-pólo distribuídos nos três distritos. Nessas localidades, os cadastradores atendem pessoas de povoados vizinhos e de difícil acesso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.