Fim da Escala 6x1

Planalto vê gesto positivo de Motta sobre escala 6x1, mas mantém projeto próprio como plano A

Governo avalia avanço de PEC na Câmara, mas pretende enviar projeto de lei para acelerar tramitação do fim da jornada 6x1.

Ipolítica, com informações do g1

Planalto vê gesto positivo de Hugo Motta sobre escala 6x1, mas mantém envio de projeto próprio como plano A para acelerar votação no Congresso (Foto: Letycia Bond/Agência Brasil)

BRASÍLIA – O Palácio do Planalto avaliou como um “gesto positivo” a decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), de avançar com a discussão sobre o fim da escala 6x1. Nesta segunda-feira (9), Motta encaminhou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata da redução da jornada de trabalho.

Apesar do avanço no Legislativo, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve manter o plano de enviar um projeto de lei próprio sobre o tema ao Congresso Nacional, considerado o plano A do Executivo.

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que o anúncio confirma a intenção de Motta de levar adiante a agenda na Câmara, mas reforçou que o governo continua trabalhando para apresentar uma proposta própria.

Tema vira prioridade do governo em ano eleitoral

O fim da escala 6x1 se tornou um dos assuntos prioritários do governo Lula para este ano e é tratado como possível mote de campanha do presidente para a reeleição em 2026.

Diante disso, o Planalto busca acelerar a tramitação do tema no Congresso. Em entrevista nesta segunda-feira (9), o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, afirmou que a intenção do governo é aprovar a medida ainda em 2026, preferencialmente no primeiro semestre.

Governo defende projeto de lei para acelerar votação

Segundo Guilherme Boulos, o envio de um projeto de lei em regime de urgência permitiria uma análise mais rápida do tema pelo Congresso, em comparação com uma PEC.

Ele destacou que o mecanismo de urgência constitucional estabelece prazo de 60 dias para votação e pode travar a pauta do Legislativo caso a proposta não seja apreciada. Além disso, Boulos lembrou que uma PEC exige quórum mais elevado para aprovação.

O ministro também afirmou que o governo pretende se reunir na quinta-feira (12) com Hugo Motta para discutir os caminhos mais viáveis para a tramitação do fim da escala 6x1.

PEC une textos de Erika Hilton e Reginaldo Lopes

A PEC encaminhada por Motta à CCJ reúne uma proposta apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que trata do fim da jornada 6x1, a um texto apresentado pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). Os dois textos serão analisados em conjunto.

Após a avaliação na CCJ, a proposta deve ser encaminhada para uma comissão especial, onde será debatida com representantes de diferentes setores.

Segundo Reginaldo Lopes, todos os segmentos serão ouvidos “com equilíbrio e responsabilidade”, para que seja construída a melhor legislação possível.

Proposta altera Constituição e prevê jornada de quatro dias

A PEC pretende modificar um trecho da Constituição que trata dos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais.

O texto de Erika Hilton prevê que a jornada normal de trabalho:

  • não poderá ser superior a 8 horas diárias;
  • não poderá ultrapassar 36 horas semanais;
  • será limitada a 4 dias por semana.

Segundo a proposta, as mudanças entrariam em vigor após 360 dias da eventual promulgação.

Com o avanço da discussão na Câmara e o interesse do governo em apresentar um projeto próprio, o tema deve ganhar força no Congresso e se consolidar como uma das principais pautas políticas do ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.