eleições 2026

Haddad discute eleições com Lula e diz não ter data para deixar o Ministério da Fazenda

Haddad afirma que conversa com Lula sobre eleições de 2026 e diz que não há data definida para deixar o Ministério da Fazenda.

Ipolítica, com informações do Estadão

Haddad diz não ter data para deixar Ministério da Fazenda. (Reprodução)

BRASIL - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta terça-feira (10) que mantém diálogo frequente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o cenário eleitoral de 2026. Segundo Haddad, as conversas envolvem disputas em São Paulo e em outros Estados, mas não há definição sobre sua saída do comando da equipe econômica.

A declaração foi dada durante o CEO Conference Brasil 2026, promovido pelo BTG Pactual, em São Paulo. Haddad afirmou estar confortável na função e destacou que o diálogo com Lula ocorre de forma tranquila e recorrente.

“Estamos com muita tranquilidade conversando sobre São Paulo e outros locais. Ele pede minha opinião sobre as coisas, eu dou, ele me ouve, e nós vamos caminhar”, disse o ministro.

Haddad e o cenário das eleições de 2026

Ao comentar o ambiente eleitoral, Haddad avaliou que há uma tendência de transferência automática dos votos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente preso, para o nome que vier a ser escolhido como representante do campo da direita.

“É uma transferência praticamente automática em relação a quem ele escolher. Para o eleitor do Bolsonaro, aparentemente, tanto faz quem vai representar o Bolsonaro”, afirmou.

Questionado sobre possíveis planos políticos futuros, incluindo uma eventual candidatura presidencial em 2030, Haddad evitou antecipar cenários e afirmou que sua prioridade é cumprir o papel à frente da Fazenda.

“Faça bem feito aquilo que você foi convidado para fazer. Se você ficar sentado numa cadeira pensando em outra, a chance de errar já é grande”, declarou.

Sem definição para saída do Ministério da Fazenda

Durante o evento, Haddad voltou a afirmar que não existe uma data definida para sua saída do Ministério da Fazenda, apesar de declarações anteriores indicando a possibilidade de deixar o cargo no início de 2026.

Segundo o ministro, o presidente Lula pediu que ele permaneça por mais algum tempo para concluir entregas consideradas estratégicas.

“Ontem eu estive com o presidente num café da manhã, e ele ainda me pediu mais algumas coisas na saideira. Não tem data ainda, mas fiquem tranquilos. Eu saio”, disse.

Projetos em andamento e sucessão

Haddad não detalhou quais demandas foram solicitadas por Lula, mas informou que parte delas envolve ações na área de segurança pública, em articulação com o Ministério da Justiça. Ele também citou que o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, pode acompanhar o presidente em uma viagem a Washington, onde Lula deve se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Sobre a sucessão no comando da Fazenda, Haddad evitou citar nomes, mas elogiou a equipe econômica. O secretário-executivo Dario Durigan é apontado como o principal cotado para assumir o ministério, com possibilidade de o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, ocupar a secretaria-executiva.

“O presidente está muito satisfeito com os resultados que está observando no final do governo e muito tranquilo em relação à equipe”, concluiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.