BRASIL - Foi apresentado na Câmara dos Deputados, um Projeto de Lei (PL) que permite a remarcação do teste de aptidão física de candidatas grávidas em concursos públicos.
Para ter direito ao benefício, a candidata deverá apresentar declaração médica e exame laboratorial.
A autora da proposta, deputada Missionária Michele Collins (PP-PE), observa que o Supremo Tribunal Federal (STF) já deliberou pela constitucionalidade do tema justificando que "a condição de gestante goza de proteção constitucional reforçada".
“A medida decorre do fato que muitas candidatas se encontram impossibilitadas de realizar esforços físicos intensos, em decorrência da gravidez”, reforçou a parlamentar.
Continua após a publicidade..
A proposta não se aplica aos exames psicotécnicos, às provas orais e discursivas, assim como às etapas do concurso público ou provas de seleção que não dependam de esforço físico por parte da gestante.
PRÓXIMOS PASSOS
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, terá de aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
Saiba Mais
- Aprovado projeto que obriga o SUS a acompanhar condições que afetem saúde
- Aprovada prioridade em teleconsultas para paciente com câncer
- Projeto aprovado garante mais tempo de prova para alunos TDAH
- Senado e Câmara definem data das eleições para presidência
- Votação do Orçamento de 2025 fica para fevereiro
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias