BRASIL - A hipotensão arterial, ou pressão baixa, é considerada quando a pressão arterial está abaixo de 90/60 mmHg e quando a pressão está baixa, o fluxo de sangue pode reduzir e é isso que causa os sintomas.
Existem muitas causas para isso, dentre elas estão:
- Problemas no coração, como arritmias e infarto, quando o coração deixa de bombear o sangue devidamente;
- Sangramentos importantes, principalmente após cirurgias ou traumas;
- Desidratação;
- Uso de medicamentos;
- Reações alérgicas;
- Infecções graves.
Além disso, a diabetes, hipotireoidismo, gestação e calor excessivo também podem causar pressão baixa, existem ainda problemas comuns do dia a dia como a queda de pressão nos dias de calor, isso porque os vasos sanguíneos ficam mais dilatados reduzindo a pressão.
Normalmente, a pessoa com pressão baixa apresenta sintomas, como tontura, escurecimento da visão, fraqueza e sensação de desmaio, sudorese, náuseas e vômito.
Continua após a publicidade..
Se isso acontecer com você, o que fazer?
No caso de queda brusca da pressão sem outros sintomas é recomendado se deitar e se possível colocar as pernas mais elevadas, ingerir bastante líquido em pequenos goles e procurar atendimento médico caso os sintomas permaneçam por mais que 15 minutos.
Colocar sal debaixo da língua pode ajudar em uma crise de pressão baixa? Não, essa ideia surgiu, pois, como o sal é associado a pressão alta, as pessoas achavam que isso ajudaria a fazer com que a pressão subisse. Mas a verdade é que o sal demoraria muito tempo para fazer efeito na pressão arterial e, portanto, não serve de ajuda numa queda de pressão baixa repentina.
Caso a queda de pressão venha com outros sintomas como dor no peito ou falta de ar, ou se persistir por mais de 15 minutos, é importante procurar o pronto-socorro o quanto antes.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias