BALSAS - As cidades de Balsas e Carolina, que estão localizadas no Sul do Maranhão, ficaram entre os cinco municípios mais quentes do Brasil nesta semana. De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Balsas registrou uma temperatura superior a 41º C na última segunda-feira (16), batendo recorde entre todas as cidades do país nesse dia.
Já nesta quarta-feira (18), Balsas foi a segunda cidade com a temperatura mais alta do Brasil, com 42º C, atrás apenas de Peixe, no Tocantins, que registrou temperatura de 42,1º C.
Em Balsas, são várias as reclamações da população com o calor intenso, causado pela estiagem e pelas queimadas. Além disso, a cidade não registra chuvas há cinco meses. Uma das alternativas para aliviar as fortes temperaturas é o rio que passa dentro da cidade.
Continua após a publicidade..
O Inmet ressalta que, além das altas temperaturas, o Sul do Maranhão tem o tempo seco como um agravante. A umidade relativa do ar está abaixo de 20%, o que requer atenção aos efeitos no corpo, principalmente para quem fica exposto ao sol.
O Ministério da Saúde destaca que a baixa umidade aumenta a incidência de doenças respiratórias, como rinite alérgica e asma, além de problemas na pele, nos olhos e sangramento nasal. As doenças respiratórias são as mais preocupantes, especialmente entre crianças e idosos, que têm uma chance maior de complicação pela fragilidade do organismo.
Confira as instruções do Ministério da Saúde para os dias de baixa umidade:
- Beba bastante líquido.
- Atividades físicas são nocivas em tal tempo seco.
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
- Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
- Evite bebidas diuréticas (café e álcool).
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Saiba Mais
- Ano de 2024 foi o mais quente já registrado no Brasil, afirma Inmet
- Onda de calor pode aumentar consumo de energia elétrica
- Maranhão deve ter pancadas de chuva em algumas áreas neste domingo (14)
- Biólogos tentam salvar fauna ameaçada pelo fogo no Pantanal
- Ano de 2023 é o mais quente da série histórica no Brasil
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias