Sarampo

Campanha de vacinação segue até o dia 16 de setembro

Em Bacabal, no entanto, a procura pela vacina ainda é considerada pequena.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h34

BACABAL - A campanha de vacinação contra o sarampo e paralisia infantil começou segunda-feira em alguns municípios maranhenses e segue até o dia 16 de setembro em todo o Maranhão. Em Bacabal, a procura pela vacina ainda é considerada pequena, mas esse número deve aumentar no sábado (13), quando ocorre o dia D de vacinação.

Nas unidades de saúde a vacina contra a paralisia infantil e sarampo já está disponível, mas a procura ainda é pequena. Isaac, de seis anos, foi acompanhado da mãe e da avó e foi aquele chororô com medo da agulha. Sabendo a importância de imunizar o filho, a mãe, a professora Alice Dumont, é consciente que este é um choro necessário.

Já a pequena Júlia, de um ano e quatro meses, se manteve quietinha no colo da tia, a técnica em enfermagem Sergiane Martini.

Continua após a publicidade..

O dia D da vacinação contra o sarampo será dia 13 de agosto junto com a segunda etapa da campanha contra a paralisia infantil. Em Bacabal, a meta é vacinar 11.570 crianças contra o sarampo na faixa etária de um a seis anos completos.

A vacinação é o meio mais eficaz para prevenir tanto o sarampo quanto a paralisia infantil. Todas as crianças na faixa etária prevista deverão ser vacinadas, mesmo que tenham sido imunizadas, anteriormente, lembra a coordenadora de epidemiologia, Silvana Maciel.

A vacinação contra o sarampo é chamada de "Campanha de seguimento" e costuma ocorrer em intervalos de três a cinco anos, com o objetivo de reforçar a proteção das crianças e manter o Brasil sem transimissão disseminada do vírus. A última campanha deste tipo ocorreu em 2004.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.