São Luís Gonzaga

Prefeitura readmite servidores aprovados em concurso

Servidores tiveram atos de nomeação anulados pela administração municipal em 2001.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h56

SÃO LUÍS - A Prefeitura do município de São Luís Gonzaga do Maranhão, decidiu convocar os candidatos aprovados em concurso público e nomeados, que tiveram suas portarias de nomeação anuladas pela administração municipal no exercício de 2001.

O ato foi efetivado por edital publicado pelo prefeito Emanoel Carvalho, no último dia 15, que determina a “posse dos aprovados nos seus respectivos cargos até a regularização legal (sic)de seus provimentos”.

Na recomendação, a promotora de Justiça Samira Mercês dos Santos deixou evidenciado ao município e ao prefeito que ambos têm a missão constitucional de cumprir as decisões judiciais, sobretudo as que já transitaram em julgado (quando não há mais possibilidade de recursos). E esclareceu, ainda, as consequências decorrentes da não observância das decisões tomadas pelo Judiciário.

Continua após a publicidade..

Desde outubro de 2009 o Supremo Tribunal Federal já havia se manifestado em favor da reintegração dos servidores afastados de seus cargos. Como a Prefeitura de São Luís Gonzaga, depois de seis meses, ainda não cumprira a decisão, a Promotoria de Justiça resolveu fazer a recomendação.

No edital de convocação, a Prefeitura ressalva que alguns dos servidores exonerados não serão beneficiados pela readmissão. O artigo 2º do edital diz: “Não tomarão posse aqueles excedentes que foram desligados por acúmulo ilegal de cargos, bem como aqueles que não satisfizeram as habilitações necessárias para o cargo e que não foram nomeados através de portaria pela gestão anterior”.

As informações são do Ministério Público.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.