Bacabal

Governo realiza aula inaugural do Projovem Trabalhador

O programa tem o objetivo de preparar jovens para o mercado de trabalho.

Secom/Governo do Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h01

BACABAL - O Projovem Trabalhador, programa que tem como objetivo preparar jovens para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda, já beneficia quatro mil jovens maranhenses, de um total de oito mil que serão contemplados pelo programa até fevereiro. Nesta quarta-feira (27), a ação chegou a Bacabal, um dos 72 municípios contemplados.

A aula inaugural contou com a participação dos secretários de Estado Hildo Rocha (Coordenação Política e Articulação com os Municípios), que na ocasião representou a governadora Roseana Sarney, Roberto Costa (Esporte e Juventude) e Antônio Heluy (Trabalho e Economia Solidária).

- Um dos grandes compromissos da governadora Roseana Sarney é garantir emprego aos maranhenses, por meio da vinda de novos empreendimentos para o nosso Estado. Com a qualificação profissional, os jovens têm mais chance de concorrer a uma das vagas que estão surgindo e que surgirão no mercado de trabalho com a chegada desses empreendimentos, a exemplo da Refinaria Premium - disse Hildo Rocha a uma plateia de 420 jovens que fazem parte do polo de Bacabal.

O evento contou ainda com a participação do secretário municipal de Educação, Raimundo Sirino, que representou o prefeito Raimundo Lisboa; da presidente da Câmara Municipal, Rute Almeida; do presidente do Conselho Estadual da Juventude (Cejovem), Ruy Pires, e de vereadores da região, entre outras autoridades.

Em Bacabal, os cursos oferecidos são de Metalmecânica, Agroextrativismo, Administração e Telemática. Além da oportunidade de se qualificar profissionalmente, os participantes recebem auxílio mensal no valor de R$ 100.

Oportunidade

O Projovem tem como público-alvo jovens com idade entre 18 e 29 anos, com renda familiar de até meio salário mínimo. Deste o início do mês, o secretário Roberto Costa tem percorrido o interior do Maranhão para participar das aulas inaugurais do programa.

- A política da governadora Roseana Sarney é de dar oportunidade à nossa juventude. O Maranhão vive um momento especial com a implantação de grandes investimentos em todas as regiões do Estado e é preciso que os maranhenses estejam preparados para aproveitar essas oportunidades. Hoje, o governo tem trabalhando com essa prioridade de qualificar a nossa juventude - observou Roberto Costa, que durante o evento recebeu uma homenagem da Associação de Garantia de Atletas Profissionais pelos serviços prestados ao esporte.

Durante a aula inaugural, foram entregues aos alunos os kits de material didático, que serão usados durante os cursos. O Projovem Trabalhador é um programa do governo federal, desenvolvido em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Juventude (Sespjuv).

Continua após a publicidade..

Os cursos têm duração de seis meses e, segundo explicou a coordenadora geral do projeto da Fundação Gomes de Sousa, Lariane Telles, que conduz o programa no Estado, a meta é colocar 30% desses jovens no mercado de trabalho após a conclusão dos cursos. “Para isso, esperamos contar com a importante parceria dos empresários locais”, disse.

Novo momento

O secretário Antonio Heluy destacou que o Maranhão está se preparando para o desenvolvimento com a chegada, no Estado, de novos empreendimentos, como a refinaria, a siderúrgica e a termelétrica.

- Este é o momento em que o Maranhão está de volta ao trabalho. O governo Roseana, com o apoio do governo Lula, está promovendo um novo momento para a juventude, dando mais oportunidade de inserção no mercado de trabalho - disse Heluy.

Ele lembrou ainda que o Projovem, ao lado do Viva Meu Primeiro Emprego, está fazendo a juventude mais ativa economicamente no Estado. “O jovem estava sem expectativa e sem esperança, por ter sido abandonado pelos governos anteriores e, agora, vislumbra novos horizontes”, observou.

Para Daniele Cristina, inscrita no curso de Administração, esta é uma oportunidade única para os jovens que não têm condição de pagar um curso. “Só temos a agradecer ao governo por essa oportunidade que, com certeza, vai mudar a vida de muitos jovens”, disse.

O secretário municipal de Educação, Raimundo Sirino, observou que antes os programas voltados para a juventude eram somente na área de lazer. "Estamos agora trabalhando no caminho certo, com o Projovem e com o Primeiro Emprego do governo do Estado".

A presidente da Câmara de Vereadores, Rute Almeida, também falou sobre a importância do programa para os jovens da região e elogiou a iniciativa do governo. “Queremos parabenizar os jovens e o governo por essa iniciativa que vem atender às necessidades da população”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.