Lançamento de foguete sul-coreano reforça importância de trabalho colaborativo em prol de Alcântara
Instituições públicas e privadas, entre elas as do Sistema FIEMA, realizam ações que visam ao crescimento socioeconômico da região.
SÃO LUÍS – O lançamento neste domingo (19/03) do foguete sul-coreano HANBIT-TLV pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) é uma demonstração da capacidade que o país tem em desenvolver tecnologias espaciais e lançar foguetes. O feito reforça a necessidade das ações articuladas por vários atores, públicos e privados, voltadas para planejar o desenvolvimento socioeconômico de Alcântara e região. O Sistema FIEMA faz parte desse trabalho sinérgico, colaborativo, multidisciplinar e integrado.
A FIEMA contribuiu com as instituições que a compõem para a elaboração do Programa de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA). Coordenou também com outras entidades empresariais do Maranhão ações conjuntas em Alcântara, de forma a promover maior sinergia e eficiência das iniciativas realizadas de acordo com as especificidades e capacidades técnicas de cada instituição.
O sucesso das operações do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) é positiva tanto para o setor privado, que se beneficia como usuário dos produtos e das entregas do CLA, quanto para a geração de benefícios à região por meio da inclusão da comunidade local nessa cadeia de valores. Por outro lado, os setores privado e público – do qual se espera, por exemplo, investimentos em infraestrutura de transporte e logística – devem favorecer a cooperação.
O presidente da FIEMA, Edilson Baldez, enfatizou que o lançamento do foguete sul-coreano é um momento marcante para o Brasil e para o Maranhão. “E vem ratificar o futuro Centro de Lançamento de Alcântara como um espaço-porto para o New Space, abrindo possibilidade de parcerias futuras e para o desenvolvimento econômico de toda uma região”, concluiu.
Entre as possibilidades de atuação do Sistema FIEMA dentro do PDI-CEA estão: fomentar a expansão e a competitividade do setor industrial, o desenvolvimento econômico e social sustentado; fomentar a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento de tecnologias industriais, além de propor políticas públicas e apoiar ações para a melhoria da educação, da saúde, da formação profissional, do desenvolvimento cultural e da promoção social dos trabalhadores da indústria, dos empresários e de pequenos empreendedores.
Ainda no âmbito do PDI-CEA, a FIEMA cooperou com a elaboração do documento por meio do Grupo de Trabalho (GT) “Pensar o Maranhão” e do qual participam diversas organizações dos setores públicos e privados. Nesse GT foram discutidos temas como os impactos do Centro Espacial de Alcântara sobre o desenvolvimento da região; infraestruturas logísticas; saneamento ambiental e indústria aeroespacial, entre outros.
Continua após a publicidade..
Ao SESI cabe organizar os serviços de educação, saúde e assistência social adequados às necessidades locais de Alcântara. Além de uma ampla campanha contra a COVID-19, o SESI realizou em 2021 o Programa SESI Itinerante, com oferta de serviços de saúde e de segurança na indústria, consultas de clínica médica e oftalmológicas; odontologia básica e oficinas de alimentação em unidades móveis. O SESI terá uma unidade fixa de atendimento em Alcântara.
Já o foco do SENAI é na aprendizagem industrial tanto no sentido de dar assistência aos empregadores na elaboração de programas gerais de treinamento nos diversos níveis de qualificação quanto de proporcionar a qualificação profissional aos trabalhadores. O SENAI pode ainda cooperar no desenvolvimento de pesquisas tecnológicas de interesse da indústria.
Pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA) podem ser realizados estudos e diagnósticos, pesquisas, prospecções técnico-científicas, cursos, palestras, encontros e seminários; desenvolvidos programas e projetos de disseminação da cultura e da prática do empreendedorismo, do aperfeiçoamento da gestão e da capacitação empresarial; além de programas e projetos estratégicos de cooperação internacional que estimulem o intercâmbio de conhecimento.
As ações de diversos atores reunidos na Comissão de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (CDI-CEA) e que resultou no PDI-CEA visam à criação de uma base econômica local e regional para o desenvolvimento tecnológico, humano e social, cultural e do turismo sustentável de Alcântara e região.
O Sistema FIEMA integra a Comissão e já concluiu muitas ações e outras estão em andamento. Entre elas estão o apoio à elaboração do Plano Diretor de Alcântara, cursos técnicos do SENAI, serviços de saúde e segurança nas indústrias, entre outras.
Saiba Mais
- Carlos Brandão atende reivindicação da FIEMA e CIEMA em prol do setor de leite e derivados
- Brasil precisa qualificar 14 milhões de profissionais até 2027, segundo SENAI
- Oktoberfest 2024: um encontro para apreciar as cervejas artesanais produzidas no Maranhão
- FIEMA e CIEMA comemoram aprovação de política estadual de trânsito ferroviário no Maranhão
- Conecta Sindicatos: Tocantina exporta US$ 1,5 bilhão e inova
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias