Pergentino Holanda
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: O adeus a Francisco

E mais: Contrastes da Lava-Jato

PH

Atualizada em 26/04/2025 às 12h40
O PAPA Francisco recebeu alguns maranhenses em audiência especial, mas ninguém com mais beleza e charme do que a modelo e atriz Isabelle Cutrim, atualmente radicada em Milão, na Itália, e que é destaque de capa da edição do PH Revista neste fim de semana
O PAPA Francisco recebeu alguns maranhenses em audiência especial, mas ninguém com mais beleza e charme do que a modelo e atriz Isabelle Cutrim, atualmente radicada em Milão, na Itália, e que é destaque de capa da edição do PH Revista neste fim de semana

---------------------------------------------------------------------

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

---------------------------------------------------------------------

O adeus a Francisco

Com a cidade de Roma blindada por terra, água e ar foi realizado na manhã deste sábado o funeral solene do Papa Francisco. Em várias avenidas e ruas que circundam o Vaticano havia, desde ontem, fitas em cor amarela com a seguinte inscrição: “Sem parar – por razões de ordem e segurança pública – das 13h de 25 de abril até o fim das necessidades de 26 de abril’.

A Casa Santa Marta, local escolhido pelo papa Francisco para morar, onde morreu, é a residência de passagem dos cardeais durante o conclave que elegerá o sucessor do trono de São Pedro.

As votações ocorrem na Capela Sistina, mas é na Casa Santa Marta que eles dormem, fazem as refeições e convivem no dia a dia do conclave, atrás dos muros do Vaticano, sem contato com o mundo exterior até que a fumaça branca anuncie que os católicos já têm um novo papa.

O adeus a Francisco...2

De antemão, é possível perceber que o prédio cinza-claro é bem diferente do tom sombrio apresentado no filme Conclave, que ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

Aliás, é motivo de piada entre os frequentadores uma das cenas do filme, em que um cardeal entra no elevador e pede ao ascensorista o oitavo andar. A Casa Santa Marta real tem cinco andares, e os elevadores não contam com ascensorista.

Feito o esclarecimento, vamos ao que se pode ver no local: chama atenção que os aposentos de Francisco ficam bem em frente à entrada, no segundo andar. As quatro janelas estão fechadas: as duas centrais, onde na fachada está a bandeira do Vaticano à meio-mastro, era sala de reuniões. Ali que o Papa, após sair do Hospital Gemelli, recebeu o rei Charles do Reino Unido. À direita fica um escritório e, à esquerda, o quarto onde Francisco morreu. Todo o local foi lacrado após o falecimento, seguindo a tradição.

O adeus a Francisco... 3

Duas curiosidades: é ao fundo do prédio, quase nos muros do Vaticano, que está a capela. Foi dali que Farrell anunciou ao mundo que o Papa “voltou para a Casa do Pai”. Também foi ali que o corpo de Francisco foi exposto pela primeira vez – até ser trasladado para a Basílica de São Pedro. Em um primeiro momento, só moradores da Santa Marta puderam ir até ali, em um funeral privado, para se despedir.

Francisco foi o primeiro papa a morar na casa e muitos dizem que ele abrira mão do Palácio Apostólico para dar exemplo de simplicidade. Na verdade, não é só isso. O Papa não queria ficar só, gostava do convívio. A outra é que, como nos próximos dias os cardeais se mudarão para lá, os moradores, a maioria funcionários do Vaticano, terão de achar outro lugar para ficar até que a fumaça branca saia da chaminé da Capela Sistina.

O adeus a Francisco...4

O Il Messagero trouxe como manchete de sua edição impressa de sexta-feira a expressão “Il mondo a Roma” (O mundo a Roma, em tradução livre). Era essa a sensação.

À medida que o horário de fechamento do caixão do Papa se aproximava, uma multidão tomava as ruas nos arredores do Vaticano.

Tem chamado atenção a grande quantidade de adolescentes – alguns deles do Maranhão, em grupos que foram para a canonização de Carlo Acutis, o chamado “santo millennial”, que acabou sendo cancelada em razão da morte de Francisco.

Essas pessoas ficaram para o funeral, e heje se misturaram a milhares de peregrinos de outras partes do mundo – e de todas as idades.

O adeus a Francisco...5

Mais de 160 delegações internacionais marcam presença nas cerimônias fúnebres do papa Francisco. A lista prévia inclui chefes de Estado, primeiros-ministros e parlamentares de diversos países.

Entre as presenças destacam-se os presidentes da Argentina, Javier Milei, dos Estados Unidos, Donald Trump, da Ucrânia, Volodimir Zelensky, da Comissão Europeia, Ursula Von der Layen, e o secretário-geral da ONU, António Guterres.

A comitiva brasileira é formada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva; a primeira-dama Janja da Silva; o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; do Senado, Davi Alcolumbre; do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; ex-presidente e atual líder do Banco do Brics, Dilma Rousseff; e os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira; da Justiça, Ricardo Lewandowski, dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo; e o assessor especial da Presidência Celso Amorim.

DE RELANCE

Avaliação da Formação Médica

Foi recebido com aplausos o lançamento pelo Ministério da Educação (MEC) do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), através do qual o governo federal busca um instrumento unificado de avaliação da formação médica.

O resultado poderá ser utilizado para acesso a programas de residência médica.

Conforme o MEC, o Enamed será anual, com início em 2025, e unificará as matrizes de referência e os instrumentos de avaliação no âmbito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para os cursos de Medicina e da prova objetiva de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare).

Trata-se de uma estratégia nacional com resultados que vão impactar o Sistema Único de Saúde (SUS) e o ingresso de médicos no mercado de trabalho.

Avaliação da formação médica objetiva verificar se os concluintes dos cursos de Medicina adquiriram as competências e habilidades exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).

O Semesp, entidade que representa as mantenedoras de Ensino Superior no Brasil, considera que o Enamed pode “contribuir para o contínuo aprimoramento da qualidade dos cursos de Medicina no país”. Por meio de nota, a entidade informou que considera essencial que o novo exame “não seja apenas um instrumento de controle, mas que funcione como um indutor de boas práticas acadêmicas”.

Contrastes da Lava-Jato

Você não precisa gostar de Fernando Collor para sentir um estranhamento diante de sua prisão, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes depois de se esgotarem todos os recursos no Supremo Tribunal Federal (STF).

Quem acompanhou o impeachment de Collor em 1992 achava que havia razões para prendê-lo à época, mas ele só perdeu o mandato e os direitos políticos por oito anos.

O que intriga quem não está acostumado às filigranas da Justiça é ver Collor sendo preso enquanto outros condenados na Operação Lava-Jato estão livres, leves e soltos.

Após a prisão, Collor foi expulso de seu partido, o PRD. Ele é o terceiro ex-presidente preso desde a redemocratização. Antes dele, Luiz Inácio Lula da Silva e Michel Temer também foram levados à cadeia.

A decisão de ordenar a prisão de Collor destoa de uma série de decisões recentes do STF em relação à Lava-Jato. Desde o ano passado, diversas condenações ocorridas no âmbito da operação acabaram anuladas pela Corte.

Em noitada das mais alegres e agradáveis no bistrô Grand Cru, sexta-feira, o Repórter PH entre as amigas Maria Vandira Peixoto e Maria José Jereissati (esta, advogada cearense e prima do ex-senador Tasso Jereissati)
Ainda no Grand Cru, reunidos em torno do piano tocado pelo empresário Alexsander Carvalho, que deu uma palhinha para o nosso grupo, pode-se ver da direita para a esquerda, o Repórter PH, Maria José Jereissati, Maria Vandira Peixoto, Alexsander e a esposa, a nutricionista Marcia Liotto, Francisca e Emmanuel Márcio Barbosa

Para gravar na pedra:

“O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado”. De Jesus Cristo, no Evangelho de Marcos.

TRIVIAL VARIADO

Lava-Jato: STF tem maioria para manter prisão de Fernando Collor. Condenado por corrupção, ex-presidente foi detido na sexta-feira e levado para presídio de Maceió (AL). Na análise do caso em plenário virtual, seis ministros votaram a favor de manter a prisão, mas decisão final foi transferida para o físico. 

Bandeira amarela: a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu na sexta-feira implantar bandeira tarifária amarela nas contas de energia no mês de maio. Com isso, os consumidores terão um custo adicional de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts- hora (kWh) consumidos.

 Fraude bilionária: o Ministério da Previdência informou que vai devolver, na folha de maio, os valores que foram descontados indevidamente de aposentadorias e pensões do INSS em abril.

 Aliada: não há dúvidas de que a inteligência artificial veio para ficar nas redações e será uma importante aliada. Não irá substituir o olhar, o julgamento e a responsabilidade final dos seus profissionais. As equipes ganham agilidade para focar no nosso diferencial, que é produzir um jornalismo responsável, plural e ético.

País católico: o Brasil é o maior país católico do mundo e por este motivo deve ter preferência na escolha do papa. São mais de 180 milhões de católicos, desejando muito eleger um papa brasileiro. Temos um grande número de cardeais altamente qualificados para ser o novo papa.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.