COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Novos deputados recebidos nos Leões

E mais: Talento da nova geração

PH

Atualizada em 07/01/2025 às 12h01

Novos deputados recebidos nos Leões

O governador Carlos Brandão recebeu, no Palácio dos Leões, os novos deputados estaduais Keke Teixeira, João Batista Segundo, Edson Araújo e Catulé Júnior em uma visita de cortesia ao Palácio dos Leões. 

Também estiavam presentes a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale, os deputados estaduais Davi Brandão, Antônio Pereira, Ana do Gás e Florêncio Neto, além do secretário de Articulação Política do Maranhão, Rubens Pereira, e do secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão. 

Os parlamentares assumem as vagas de deputados que se afastaram da Assembleia Legislativa do Maranhão para comandar prefeituras em municípios do estado.

Novos deputados 2

Durante o encontro, o governador destacou a importância da parceria entre o Executivo e o Legislativo para o desenvolvimento do estado. 

A chegada dos novos deputados marca uma renovação no Parlamento Estadual, fortalecendo o diálogo entre as esferas de poder e reafirmando o compromisso com políticas públicas voltadas ao progresso do estado e ao bem-estar da população.

Ácido sulfúrico

O Ibama confirmou o vazamento de ácido sulfúrico que está armazenado em um caminhão que afundou no Rio Tocantins. Mergulhadores detectaram fissuras no tanque onde está o produto. O veículo pertence a empresa Pira-Química e transportava 23 mil litros do ácido.

No dia 22 de dezembro, a ponte Juscelino Kubitschek, que liga o Maranhão ao Tocantins pela BR-226, desabou afundando vários veículos que transitavam no local. 14 mortes já foram confirmadas e 3 pessoas ainda permanecem desaparecidas.

O Ibama afirma que análises da qualidade da água do Rio Tocantins não demonstram alterações consideráveis, estando dentro da normalidade para água doce.

Talento da nova geração 

Na estrada da música desde os 16 anos, a cantora Lídhia se destaca como uma das vozes da nova geração da música maranhense. Ela inicia 2025 buscando mais espaços na agenda cultural local. Talentosa, bonita, simpática e focada, a artista incrementa os palcos com seu bom gosto musical e afinação. 

A artista tem como influencias cantores como Gilberto Gil, Djavan, Milton Nascimento, Rita Lee, Cássia Eller, Elis Regina, Belchior e as divas internacionais como Beyoncé, Edith Piaf, Aretha Franklin, Rihanna e Amy Winehouse.

Talento da nova geração 

A também compositora busca nas artes a inspiração para cantar e contar histórias. Seu estilo passeia pelo pop contemporâneo, buscando unir suas paixões pela arte e literatura à música. É que ela escreve sobre existir, amar, desamar, ser desamada e sobre a vida em si.

Ela começou a cantar muito cedo com meu pai e irmão. Aos 23, formou-se em Direito pela Uema e decidiu não trabalhar na área, dedicando-me à música. Em 2022, começou a cantar em bistrôs e restaurantes, voz e violão, trio e com banda completa. Nesta terça-feira (7), ela se apresenta na AmoVinho Bistrô & Adega, no Parque Shalon. 

Lhídia é um dos talentos da nova geração nos palcos de São Luís

Morador de rua

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), absolveu e expediu alvará de soltura em favor de Jeferson França da Costa Figueiredo, de 31 anos, que respondia ação penal por envolvimento nos atos golpistas que culminaram na invasão e depredação dos Palácios da República, no dia 8 de janeiro de 2023. 

Em sua decisão, publicada na última sexta-feira (3), Moraes, que é o relator das ações no STF sobre os atos golpistas, acatou os argumentos da Defensoria Pública e da Procuradoria Geral da República (PGR), de que Jeferson é morador de rua e não tinha a intenção de promover um golpe de Estado, em associação a apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Pagamento de aposentados

Os cerca de 40 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem conferir a data de pagamento das aposentadorias, dos auxílios e das pensões em 2025. A autarquia divulgou, no último dia 18, o calendário de depósitos para todo o próximo ano.

Os depósitos seguirão a sequência de anos anteriores, com um calendário para quem recebe um salário mínimo e outro para quem ganha mais de um salário. Para cada categoria, as datas de pagamento serão determinadas pelo número final do cartão, sem considerar o dígito verificador (que vem depois do traço).

A aposentadoria, a pensão ou o auxílio de janeiro serão depositados de 27 de janeiro a 7 de fevereiro para quem ganha um salário mínimo. Segurados com renda superior a esse valor receberão de 3 a 7 de fevereiro.

Continua após a publicidade..

Concursos públicos

O cenário de concursos públicos em 2025 promete ser o mais promissor dos últimos anos, com oportunidades em diversas áreas e um número estimado de vagas que pode ultrapassar 100 mil. A projeção é fruto de um levantamento realizado pela Associação de Apoio aos Concursos Públicos e Exames, que aponta uma forte tendência de crescimento no número de seleções em níveis federal, estadual e municipal.

Segundo o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) já prevê 57 mil vagas no âmbito federal, com a possibilidade de criação de mais 5.952 postos. Esse número pode atingir 63.766 servidores apenas no Executivo, Legislativo e Judiciário. 

Além disso, concursos unificados, como o Exame Nacional da Magistratura (ENAM) e o Concurso Nacional Unificado (CNU) – apelidado de "ENEM dos concursos públicos" – oferecem a possibilidade de uma única prova garantir acesso a múltiplos órgãos, democratizando as oportunidades.

De relance

Tragédia da ponte

O tempo chuvoso na cidade de Estreito dificulta o trabalho da força-tarefa de busca e resgate no Rio Tocantins e as operações com drones subaquáticos na manhã de ontem (6). A ventania e a correnteza também são fatores que desafiam as equipes de buscas.

Tragédia da ponte 2

Devido à sua complexidade, atividades de mergulho demandam pessoal altamente capacitado e uma estrutura de apoio com equipamentos adequados. A Marinha confirmou, até o momento, 14 mortes no colapso da ponte. Ainda há três pessoas desaparecidas, E apenas um homem sobreviveu à tragédia.

Novas rádios

No último dia 27 de dezembro, o Ministério das Comunicações lançou o edital de seleção pública para inscrição das entidades interessadas em executar o serviço de radiodifusão sonora em frequência modulada (FM), com finalidade exclusivamente educativa, em 311 municípios das cinco regiões do país. 

Novas rádios 2

No Maranhão, poderão ser beneficiados moradores de nove cidades: Buriti, Carolina, Carutapera, Godofredo Viana, Imperatriz, Monção, São José de Ribamar, Trizidela do Vale e Tutóia. Este é o primeiro edital do Plano Nacional de Outorgas (PNO) de Rádios Educativas lançado no dia 18 de dezembro. Ainda há previsão de lançamento de mais três editais até 2026.

Administração no Ceuma

A Universidade Ceuma passa a oferecer o curso de graduação em Administração no Campus Turu a partir deste primeiro semestre letivo de 2025. As matrículas já estão abertas, mediante seletivo. Os estudantes interessados podem obter mais informações no site da instituição de ensino superior.  O curso de Administração do Campus Turu dispõe de infraestrutura compatível com o que o mercado de trabalho exige de competências e habilidades necessárias para atuar na profissão. 

Administração no Ceuma 2

A graduação alia teoria e prática e conta com a atuação de um grupo de pesquisa em Administração e Sociedade, que realiza estudos avançados, com a publicação de livros e artigos. Outro diferencial é a Valor Consultoria, Empresa Júnior de Administração da Universidade Ceuma, por meio da qual os acadêmicos poderão fazer gestão na prática, prestando consultoria a micro e pequenas empresas.

Para escrever na pedra:

“Os melhores momentos do amor são aqueles de uma serena e doce melancolia, em que choras sem saber porquê, e quase aceitas tranquilamente uma desventura que não conheces”. De Giacomo Leopardi. 

Trivial variado

O Brasil voltou a ser um país de classe média. O ano de 2024 marcou uma mudança na distribuição das famílias por estrato social, mostra levantamento da Tendências Consultoria obtido em primeira mão pelo GLOBO. 

Em tempo: o estudo constatou que 50,1% dos domicílios estão nas classes C para cima, o que significa renda mensal domiciliar acima de R$ 3,4 mil.

Após quase 200 anos de mistério, cientistas identificaram um vulcão que entrou em erupção em 1831 e foi capaz de esfriar o clima da Terra. 

No assunto: segundo o estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, o fenômeno foi um dos mais poderosos do século 19 e foi responsável por derrubar as temperaturas médias anuais do Hemisfério Norte em até 1ºC.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.