PH: Em clima de Natal
E mais: Confraternização da Alema
Luzinhas de Natal
Apesar da tal crise, que ameaça ceifar empregos e encolher salários, não há árvore, porta, marquise, vitrine, praça, rua, edifício e até automóvel sem as luzinhas Made in China.
O enfeite luminoso cresceu e se multiplicou, como uma nuvem mundial de gafanhotos – presentes nos cinco continentes do planeta Terra e até na “louça” de alguns banheiros psicodélicos.
As luzinhas começaram trepando no tronco das árvores em Nova York. Depois, mudaram-se para o hemisfério sul, como uma nuvem de andorinhas à pilha. E ganharam os galhos da figueira, o frontispício dos prédios, as torres das igrejas oitocentistas, o perfil dos palácios e das mansões, a silhueta das pontes, o alto dos morros e até o tijolo salpicado dos barracos das palafitas – tornando verdadeiro o famoso verso de Orestes Barbosa e Sílvio Caldas em “Chão de Estrelas”.
E as luzinhas se tornaram uma espécie de sarampo alado, metástase feérica, epidemia de brilhos. Vagalumes alpinistas que se reproduziram fora do cativeiro chinês. E, como não usam camisinha, multiplicam-se numa velocidade maior do que as baratas e os pernilongos.
Luzinhas de Natal...2
As luzinhas foram se tornando rebeldes como as aves de Os Pássaros, “suspense” de mestre Alfred Hitchcock. E ameaçam se transformar em adereços pessoais, brincos, pulseiras, piercings, balangandãs e até próteses dentárias. Já imaginaram um sorriso só de luzinhas?
De tanto se reproduzir, as luzinhas acabaram invadindo as salas da administração pública e até as assembleias dos sindicatos. Elas alumiam as reuniões dos inconfidentes, prejudicam a escuridão predileta dos ladrões, atrapalham os políticos que conspiram para assumir uma vaguinha “sem voto”.
Falta pouco para que as luzinhas conquistem o pescoço das peruas, os olhos dos gatos, o rabo dos cachorros – assumindo o papel de ágeis faróis pendulares.
Luzinhas de Natal...3
Não haverá surpresa se na ceia desta terça-feira, as luzinhas surgirem na lapela dos garçons, no orgulhoso Peru de peito iluminado, nos fosforescentes pernis de porco – e até num tender, piscando, com suas luzinhas vermelhas.
É tanta luzinha que só quero ver a conta da Equatorial no fim do mês.
Ou será que até as luzinhas já aprenderam a “fazer gato”?
Contagem regressiva para o Réveillon
Já estamos em contagem regressiva para a última grande festa do ano e a primeira para saudar o ano de 2025.
É a monumental festa da virada, que nesta Capital será realizada na Avenida Litorânea, nos hotéis Blue Tree e Rio Poty Hotel & Resort e em várias residências particulares.
Todos os espaços oferecem vistas deslumbrantes para a baía de São Marcos.
Look da virada
Pronta para comemorar o final de ano e iniciar 2025 por dentro da moda e vestindo as principais apostas da temporada?
Para ajudar a definir o look da virada, fechar a mala para aquela viagem de férias e até para atualizar o guarda-roupas na nova estação que acaba de chegar, as lojas de São Luís estão repletas de novidades para todos os gostos.
São cores, estampas e modelos para qualquer que seja o próximo destino. Sem contar a variedade de peças masculinas e infantis, além dos itens de beleza e bem-estar.
DE RELANCE
Alegria (Joie de vivre)
Do Livro das Cortesãs - Um Catálogo das Suas Virtudes, de Susan Griffin, Editora Rocco, li, gostei e dou de graça para vocês:
A capacidade de sentir prazer na vida é uma virtude como as outras. A alegria não é tão simples como parece. Há pessoas que, por medo ou prudência, se acostumam tanto a resistir ao sentimento que acabam perdendo totalmente a prática de se sentirem satisfeitas.
Outras, confundindo domínio com prazer, preferem a conquista ao deleite e jamais saboreiam realmente o produto de seus esforços. É uma arte saber gozar a vida, sentir desejo e aceitar o que vem, saborear cada detalhe, em todas as suas minúcias, de cada sabor, sensação ou momento que surge, por acaso ou intenção.
A experiência requer uma coragem sutil. Deleite, júbilo, exaltação podem tirar uma pessoa do prumo, perturbando a ordem estabelecida do dia (ou, como é mais frequente, da noite).
E, como quase todas as formas de alegria são fugazes, o prazer deve acabar conduzindo à perda, por menor que seja – uma perda que traz junto a certeza de que tudo passa.
Na alegria ou na tristeza... champagne!
Amigo secreto, festa da firma ou da repartição, encontros de velhos amigos... As festas, em dezembro, não se limitam à noite de Natal e ao Ano Novo. Em todas elas, o espumante, que é o nosso champagne nacional, é o rei da festa.
Até poucos anos atrás o nome “champagne” era de uso privativo dos espumantes elaborados na região de Champagne, na França. Hoje, a palavra champagne já se tornou a designação genérica de vinho espumante. Num brinde comemorativo não há outra bebida. Num jantar, champagne ou espumante acompanha qualquer prato, da entrada à sobremesa.
Sobre o champagne as lendas são muitas. Madame Lily Bolinger, que comandou com estilo e mão de ferro a Casa Bolinger da França, que produz um dos melhores champagnes do mundo, certa vez produziu uma definição maravilhosa dessa bebida misteriosa e borbulhante. Ouve só o que ela disse: Aspas “Bebo champanhe quando estou contente e também quando estou triste. Às vezes quando estou só, mas em companhia considero obrigatório. Beberico quando estou sem fome, e bebo com disposição quando vem fome. Em outras ocasiões não toco no champanhe. A menos que esteja com sede.”
Material de construção
Há quem pense que em final de ano apenas as lojas que vendem artigos para presentes faturam bem. Esses, certamente desconhecem que as lojas de material da construção civil faturam tanto ou mais que as especializadas em presentes.
Motivo: comprovadamente dezembro é o mês de maior procura de material da área de construção civil, porque ricos, remediados e pobres gostam de festejar o Natal e o Ano Novo com as casas ou apartamentos bem arrumados e limpos e preparados para receberem a ornamentação natalina e Papai Noel.
Ponte de Estreito
Continua após a publicidade..
Ao lado do ministro dos Transportes do Brasil, Renan Filho, os governadores do Maranhão, Carlos Brandão, e do Tocantins, Wanderlei Barbosa, realizaram, na segunda-feira (23), vistoria técnica na ponte Juscelino Kubitschek, estrutura que liga os dois estados e que desabou parcialmente no domingo (22).
Após sobrevoarem a área do acidente, o ministro e os dois governadores participaram de coletiva de imprensa em Estreito (MA), para informar à imprensa quais as medidas serão adotadas para restabelecer o fluxo rodoviário entre os dois estados, e como serão conduzidas as obras de reconstrução da ponte.
De acordo com o ministro Renan Filho, o governo federal pretende investir mais de R$ 100 milhões nas obras de recuperação da estrutura.
Férias na Tanzânia
Em mini férias, a dentista Bárbara Aires, sucesso absoluto em harmonização facial, escolheu a Tanzânia para comemorar os resultados de 2024.
Acompanhada do namorado, o gestor comercial do HC de São Paulo, Rafael Gomes, o casal ainda se aventurou por Joanesburgo.
A maranhense se divide entre sua terra natal e São Paulo, e uma vez por mês passa uma semana em São Luís em atendimentos diversos.
É hora do check-up
Fim de ano costuma ser uma época de celebração para a maioria das pessoas, mas, também, de fazer check-ups médicos, planejando-se para ter mais saúde no ano seguinte. O check-up, como se sabe, é um procedimento preventivo que auxilia na detecção de possíveis alterações no organismo ou doenças.
Quando se fala em check-up, uma das preocupações são as doenças cardiovasculares, que causam a morte de 400 mil brasileiros todo ano, conforme a Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Logo, os exames cardiológicos são fundamentais nesse processo e consistem em um grupo de análises que ajudam o médico a avaliar o risco de se ter ou desenvolver problemas cardíacos e circulatórios, como insuficiência, arritmia, infarto e outros.
É hora do check-up...2
São, também, muito importantes no acompanhamento de pacientes já diagnosticados com essas doenças. Muitas delas não apresentam qualquer tipo de sintoma e somente são descobertas por meio de exames periódicos.
O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento da maioria das doenças. Indivíduos que apresentem histórico familiar de doença cardiovascular ou aterosclerótica, como infarto do miocárdio ou acidente vascular encefálico (derrame), devem ter o cuidado redobrado e fazer um check-up cardiológico pelo menos uma vez por ano.
Agenda do Imperador
Onipresente na agenda cultural de São Luís, de municípios do interior e de cidades como Teresina e Luís Correia (PI), o cantor Bruno Shinoda é sempre muito requisitado também para os eventos de fim de ano, incluindo formaturas, encerramento de temporadas em casas noturnas, shows, confraternizações de empresas badaladas, festas de Réveillon, entre diversos outros.
No dia 30 de dezembro, Shinoda estará em Luís Correia, no Piauí, na festa ‘Deu frevo na praia’, que será realizada no Complexo Barramares, ao lado de Thales Play, Higo Sousa e o DJ Ewerton.
Recentemente, o artista, que é um dos mais requisitados de São Luís cantou na formatura de uma turma do curso de Odontologia da Faculdade Ceuma.
Confraternização da Alema
A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, na noite de segunda-feira (23), na Associação dos Servidores da Alema, no bairro Maiobão, sua tradicional confraternização de fim de ano.
O evento contou com a presença da presidente da Casa do Povo, deputada Iracema Vale (PSB), que transmitiu uma mensagem de paz e esperança em nome de todo o Parlamento Estadual e deu a notícia da sanção, pelo governador Carlos Brandão, do Projeto de Lei 494/2024, referente ao novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos servidores efetivos da Alema.
Os presentes ocuparam as mesas dispostas no salão e na área do jardim e aproveitaram a festa no embalo dos shows dos cantores Gargamel, Fabrícia e Parceiro Paz, que apresentaram repertórios ecléticos e dançantes, com direito às canções que relembraram as micaretas, já no clima do Carnaval 2025.
Além de se deliciarem com o jantar, os servidores ainda participaram do esperado sorteio de brindes, com itens como televisores, ferros de passar, ventiladores, cafeteiras, fogões, lavadoras de roupas, laptops, airfryers, sanduicheiras, bicicletas, liquidificadores, secadores de cabelo, forno microondas, entre diversos outros prêmios.
Valores bloqueados
Já está no gabinete do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, um pedido formulado por um grupo de 21 professores da rede ensino do Maranhão para que sejam liberados valores bloqueados de precatórios a que têm direito.
Os educadores são representados no caso pelos deputados estaduais Rodrigo Lago (PCdoB) e Carlos Lula (PSB), ambos advogados. Eles voltaram a peticionar no processo depois de o relator do caso, ministro Nunes Marques, suspender sua tramitação por 60 dias, e enviar os autos para o Núcleo de Constituição do Supremo.
Como o Judiciário está de recesso, o novo pedido foi encaminhado à presidência da Corte. Na petição ao Supremo, os dois parlamentares fazem um apanhado histórico da ação, lembrando que seguem bloqueados valores correspondentes a 15% do que seria pago a professores estaduais.
Para escrever na pedra:
“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome”. De Mahatma Gandhi.
TRIVIAL VARIADO
Finalzinho de dezembro é tempo de dar uma parada, tomar fôlego e pensar naquela clássica lista de resoluções para o ano que está para começar.
Dentro dessa compilação de itens, é possível que haja desejos do tipo cuidar mais da saúde, retomar uma amizade, trocar de emprego, se matricular na academia, aprender inglês, pedir desculpas a alguém que você magoou.
Quem muda de idade na quinta-feira, 26, é Ana Karin Andrade, que veio de São Paulo passar a data com seus familiares em São Luís.
Outra aniversariante do dia 26 é Sônia Sebba Couto, figura que está sempre presente nos melhores acontecimentos sociais da cidade.
A designer Cintia Klamt Motta passa o Natal com o marido Fernando e os filhos Bianca e Rodrigo em São Paulo. Ainda esta semana regressam a São Luís.
Eles nasceram durante os festejos de Natal e comemoram a data na noite de hoje: João Ferreira Neto, Leandro Araújo, Luanne Holanda e Aurinete Holanda.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira